«VII Encontro Nacional de Formadores», em Viseu

Iniciativa da Forma-te, da Psicosoma e do Instituto Politécnico de Viseu, que têm o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), o «VII Encontro Nacional de Formadores» vai decorrer a 18 de novembro na cidade de Viseu. Trata-se de um espaço de partilha e de colaboração dos diferentes profissionais da formação provenientes de distintos sectores de atividade, mostrando o reconhecimento da importância da formação e da aprendizagem ao longo da vida, ainda por cima no «Dia Nacional do/a Formador/a» (18 de novembro é a data em que foi publicado o Decreto Regulamentar 66/1994, no «Diário da República» 267, decreto esse que regulamenta pela primeira vez o exercício da atividade de formador).

Tal como nos anos anteriores, existirão no evento dois momentos de reconhecimento: um para o trabalho desenvolvido pelos formadores e outro do importante papel no processo de aprendizagem, com a atribuição do «Prémio Carreira» e do «Prémio Formador/a do Ano».

O «VII Encontro Nacional de Formadores», que tem como tema «Como Aprende o Cérebro? Memória, Atenção e Ligação», vai orientar-se para as seguintes metas:

– definir operacionalmente o conceito de aprendizagem;

– caraterizar os fatores potenciadores de qualquer processo de aprendizagem;

– elencar as estruturas, as componentes e as abordagens promotoras de aprendizagens;

– mapear a aprendizagem em termos do funcionamento cerebral e do papel que os diversos fatores intervenientes desempenham no processo.

Mais informações aqui.