FCH-Católica inicia ano letivo com atividade solidária

A Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Católica Portuguesa marcou o início do ano letivo com uma atividade solidária na Comunidade Vida e Paz, no dia cinco de setembro. A atividade decorreu na Quinta do Centro da Tomada na Venda do Pinheiro, contando com a participação de cerca de 250 novos alunos dos programas de licenciatura da faculdade.

No âmbito do programa de voluntariado e responsabilidade social «FCH Solidária – O Outro em Nós», a faculdade prepara anualmente uma atividade de integração aos novos alunos. Este ano os alunos foram desafiados a participar numa atividade de agricultura biológica na qual, para além da reabilitação do terreno, semearam cerca de 4.000 pés de hortícolas que muito em breve serão produtos a constar nos cabazes Frescos ComVida da Comunidade Vida e Paz. A atividade terminou com um momento de partilha de experiências entre alunos e utentes do Centro da Tomada.

O projeto sustentável Frescos Comvida, que todas as semanas se concretiza na venda ao público de cabazes de produtos biológicos, permite a rentabilização dos terrenos dos Centros da Comunidade Vida e Paz e visa dotar os seus utentes de competências profissionais e sociais.

Nelson Ribeiro, diretor da FCH, referiu: «Há diversos anos que a faculdade substituiu a praxe por uma atividade solidária durante a qual os novos alunos, além de ajudarem comunidades desfavorecidas, são incentivados a trabalhar em grupo assim que chegam à universidade. Este ano esperamos um grupo muito empenhado para ajudar a Comunidade Vida e Paz.»

A FCH alia-se assim a esta causa numa atividade que vai impactar alunos dos cinco cursos de licenciatura: Comunicação Social e Cultural, Filosofia, Línguas Estrangeiras Aplicadas, Serviço Social e Psicologia.