Grupo Norte apresenta a Taça de Portugal de Surfing 2019

O Grupo Norte Portugal está a apresentar o maior evento desportivo de surfing de clubes realizado em Portugal. A prova rainha do calendário competitivo do surf nacional, que junta as competições de surf, bodyboard e longboard, vai realizar-se entre os dias 4 e 8 de setembro na Praia da Foz do Lizandro (Ericeira).

Em 2018, o evento contou com a presença de 18 clubes representados por 295 atletas, esperando-se que em 2019 se estabeleça um novo recorde de participação.

Miguel Barata de Almeida, presidente do Ericeira Surf Clube, referiu: «Gostaria que o ESC ficasse na história pelo contributo que deu nestes dois anos para cimentar a Taça de Portugal no panorama do surfing nacional. Enquanto clube organizador, são nossos objetivos para 2019 aumentar o número de clubes e de atletas participantes, aumentar a visibilidade da competição ao nível internacional (através da rede de Reservas Mundiais de Surf e da World Surf Cities Network) e sensibilizar as entidades públicas e as empresas para que, no futuro, apoiem, acarinhem e se identifiquem com os seus valores tal como o fazem com outro tipo de eventos, pois a Taça não deve ser vivida somente como a festa dos clubes de surfing. É também a festa da juventude e da cidadania, da promoção de estilos de vida saudável e da sustentabilidade assim como contribui, no meu entender, para reforçar a coesão territorial e o sentido de comunidade». Por isso, o dirigente campeão em título, revela que o evento deste ano «estará associado a várias iniciativas relacionadas com a sustentabilidade e com a inclusão social».

Este evento desportivo, realizado sob a égide da Federação Portuguesa de Surf (FPS), vai reunir centenas de atletas, treinadores e staff ao longo de cinco dias de forte e saudável competição. João Aranha, presidente da FPS, salientou: «Com as alterações introduzidas pela FPS no formato da prova e a organização exemplar do Ericeira Surf Clube fizeram com que a prova de 2018 fosse um sucesso, pelo que, após a fasquia ter sido elevada pelo ESC, para este ano apenas podemos esperar mais e melhor.»

Por sua vez, Miguel Toscano, country manager da multinacional de recursos humanos, partilhou: «É um orgulho e uma honra associarmo-nos pelo segundo ano consecutivo ao maior evento desportivo de clubes de surfing realizado em Portugal. No Grupo Norte, acreditamos que o desporto, ao reunir pessoas de diferentes géneros, raças, religiões, idades e condições económicas contribui positivamente para uma sociedade mais saudável, mais inteligente, mais inclusiva e mais sustentável. Do ponto de vista empresarial, enquanto empresa prestadora de serviços de recursos humanos, acreditamos que a atividade desportiva em geral, e os valores que o surfing representa, em particular, podem funcionar como ferramentas poderosas para educar, formar e valorizar competências, bem como desenvolver talentos. Daí a nossa aposta na promoção da educação para o desporto e no apoio à promoção e ao desenvolvimento de atividades desportivas como o surf, o ciclismo feminino ou o basquetebol em cadeira de rodas como ferramentas de transferência de todo este potencial (valores, inovação e desenvolvimento humano) para dentro das organizações de forma a que estas consigam superar-se nos desafios da sociedade do conhecimento e na economia global.»

 

 

O Grupo Norte

O Grupo Norte é um grupo empresarial de capitais espanhóis, sólido, moderno e socialmente responsável com uma experiência acumulada superior a 45 anos na oferta de soluções de gestão estratégica e operacional de recursos humanos, designadamente consultoria em gestão do talento, recrutamento e seleção, formação profissional, externacionalização e trabalho temporário. Com presença nos mercados de Espanha, Chile, Perú, e desde 2017 em Portugal, conta com mais de 1.600 clientes e 12.000 trabalhadores, dos quais 5% são pessoas com deficiência e 112 vítimas de violência do género.

 

O Ericeira Surf Clube

O Ericeira Surf Clube (ESC) é uma associação desportiva sem fins lucrativos fundada em 1992 com o objetivo de promover o surf e o bodyboard na região da Ericeira. Atualmente, a missão passa por formar e desenvolver competências, bem como promover, participar, divulgar e organizar eventos de surf, bodyboard, stand up paddle, skimboard, longboard, bodysurf, kayaksurf, waveski, kneeboard, kitesurf, tow-in, windsurf, remada e skate. Organiza anualmente várias competições intersócios, etapas dos circuitos regionais e nacionais de surfing, sendo coorganizador de etapas do Campeonato do Mundo (WSL/WQS) e da Europa de Surf. Organiza anualmente na Ericeira o Campeonato de Surf da Áustria, o Ericeira Paddle Trophy e o Beach Market.

 

A Federação Portuguesa de Surf

A Federação Portuguesa de Surf (FPS) foi fundada em 1989 com o estatuto de utilidade pública que confere a autoridade desportiva e representa aos níveis nacional e internacional as modalidades de surf, bodyboard, longboard, skimboard, kneeboard, bodysurf, tow in e tow out. É composta por 15.000 atletas federados, dos quais 2.500 têm licença desportiva, 100 clubes, 250 escolas e três associações nacionais, organizando cerca de 140 atividades por ano. É membro efetivo da International Surfing Association, da Federação Europeia de Surf, do Comité Olímpico de Portugal e da Confederação do Desporto de Portugal. A FPS é responsável pelas seleções nacionais e pela preparação dos atletas de alta-competição. Portugal é o atual vice-campeão mundial de surf open (título alcançado pela terceira vez consecutiva) e campeão da Europa de juniores de surf, bodyboard e longboard 2016.