De 23 a 25 de agosto, em Monchique  
Festival «VilaPalco»

O festival «VilaPalco» está marcado para este mês, dias 23, 24 e 25, bem no topo do Algarve, em Monchique. O objetivo é olhar para a vila como palco de música, performances e outras ações culturais.

Texto: Redação Human

 

«VilaPalco» é um projeto cultural criado com o objetivo de olhar para a vila de Monchique, no Algarve, como palco de música, performances e outras ações culturais. Nasceu de um desejo comum e antigo de quatro jovens do concelho de Monchique, Alice Duarte, Joana Cordeiro, Mara Reis e Zé Nunes. A programação cultural desenhada «centra-se nas potencialidades artísticas e de criação de conhecimento e diálogo intercultural, a partir do património e da riqueza do cruzamento entre as pessoas que habitam e visitam o território», assinala-se num comunicado.

No documento pode ler-se ainda: «Uma equipa multidisciplinar foi constituída para (re)pensar a vila como um palco natural onde as pessoas são convidadas a conhecer e a refletir sobre a sua identidade cultural e o seu património e a criar novos projetos e apropriações.»

Nesta primeira edição do «VilaPalco», a vila de Monchique «é a protagonista que ousa criar uma rede de sentidos e também sonhar ser aquilo que as pessoas, no fundo, quiserem para o mesmo», assinala-se ainda. Mais: «Acreditamos no carácter inovador e na pertinência deste festival, como celebração do valor da nossa ruralidade e do contributo para estimular artisticamente as comunidades, tendo em consideração a criação de lugares de participação no projeto educativo, que pretende o surgimento de uma teia de ligações que valorizem o território e ajudem a garantir a sua sustentabilidade em diversos níveis. O seu carácter inovador reflete-se no cruzamento transdisciplinar das propostas artísticas e dos conceitos inerentes ao projeto, entre os quais existir como objetivo futuro, a reabilitação de espaços patrimoniais que carecem de intervenção, através de parte do lucro do festival, como manifesto e lógica de abertura ao mundo, de uma periferia geográfica para um novo centro cultural, mais desenvolvido, sustentável e participativo, assente em dinâmicas sociais e comunitárias que se criam através da cultura e das artes, ao serviço do desenvolvimento humano.»

Explorando o espaço público como um palco natural, a equipa do «VilaPalco» tem a intenção de «quebrar barreiras que definem quotidianamente cada lugar, proporcionando um fim de semana de celebração e também de reflexão sobre o património e a identidade».

Além dos quatro nomes referidos, que têm a cargo a programação, a comunicação, a mediação e a produção, a equipa do festival integra ainda Beatriz Varela (design), Hérman Delgado (vídeo) e João Figueiras (VJ).

A organização é do Município de Monchique e de «O Monchiqueiro», Grupo de Dinamização Cultural. Os apoios são da Direção Regional de Cultura do Algarve, do Turismo do Algarve, da Junta de Freguesia de Monchique, dos Bombeiros de Monchique, do Intermarché Monchique, da Villa Termal das Caldas de Monchique, do Monchique Resort & Spa, das Águas de Monchique e do Café da Vila.