Parque Aquático de Amarante promove limpeza de praias

Cerca de 100 alunos participaram nos dias 11, 25 e 30 de julho numa ação de recolha de lixo nas praias da Póvoa de Varzim e de Espinho. O Parque Aquático de Amarante, maior parque aquático de montanha da Península Ibérica, promoveu esta iniciativa que apela à sensibilização e preservação do planeta.

O mote da ação foi «Salvar o Planeta», tendo contado com a participação do Centro de Estudos Migas, do Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro de Guimarães e do Centro Comunitário de Paranhos.

Integrada nos projetos educativos «Do Rio ao Mar, sem Lixo» e «O Mar e os Oceanos», a ação consistiu na recolha de lixo marinho, separando-o nos ecopontos, e contou ainda com debates alargados sobre os impactos no planeta e a importância da limpeza das praias. Do lixo recolhido, o que se encontrou mais foram sacos, redes de pesca, beatas e um pneu.

A iniciativa contou com a presença de vários colaboradores do Parque Aquático de Amarante: Cristina Lopes, diretora comercial, e Margarida Vieira, Iris Oliveira, Maria Silva, Sandra Bessa, Joana Inês Cunha, Francisca Cunha, Rodrigo Silva e Marta Cunha, promotores.

Hélder Silva, diretor do Parque Aquático de Amarante, referiu: «Um dos valores do ADN do parque é a preocupação e o respeito pelo meio ambiente, e procuramos transmitir isso sempre no nosso espaço. Desta vez decidimos sair, e no futuro pretendemos apoiar mais ações como estas, que melhorem o ecossistema e apoiem a sustentabilidade. Fazem parte do nosso compromisso e toda a nossa equipa também trabalha diariamente nesse sentido.»

Por contribuírem para um oceano mais limpo e para um planeta melhor, todos os participantes foram premiados com uma ida gratuita ao Parque Aquático de Amarante, que este ano reabriu com um espaço ainda maior e com novas atrações aquáticas.

De salientar que estas ações tiveram o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da Câmara Municipal de Espinho.