Conceitus Winery Restaurant
Um segredo bem guardado no Douro

O restaurante da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo é uma verdadeira montra da diversidade de produtos e sabores da região duriense, onde o ingrediente principal é mesmo o vinho.

Texto: Redação Human

 

Aberto desde 2012, o Conceitus Winery Restaurant, em funcionamento todos os dias do ano, afirma-se como um projeto pioneiro no Douro. Desenhado por Luisa Amorim, gestora do projeto, é inspirado nos melhores restaurantes de adega de algumas das principais regiões vitivinícolas do mundo, como Napa Valley, na Califórnia (Estados Unidos), ou Stellenbosch, na África do Sul.

O profundo respeito pela origem é uma das palavras de ordem na cozinha do Conceitus Winery Restaurant, que tem como principal missão celebrar a arte de bem viver em Portugal, através de sugestões gastronómicas autênticas, saborosas e texturadas que cultivam a diversidade da mãe natureza no prato. A dedicação à região já lhe valeu o título de «Melhor Restaurante do Douro», pelo «Finantial Times», bem como vários elogios da influente «Condé Nast Traveller», em particular pela «comida excecional».

Nos bastidores do restaurante está o chef André Carvalho, com uma equipa altamente profissional que todos os dias celebra a paixão pela terra. Guardião de uma firme herança duriense e assumido promotor da diversidade cultural da região, o jovem cozinheiro está a reescrever a paisagem culinária do Vale do Douro, numa sintonia perfeita com o enólogo Jorge Alves. São eles que desenham o menu de cada estação, onde cada prato é confecionado de forma franca e em plena harmonia com os vinhos da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo.

Sempre privilegiando a diversidade de produtos frescos da época, provenientes de produtores e agricultores locais, o Conceitus Winery Restaurant apresenta novidades ao disponibilizar abordagens distintas aos visitantes: dois menus de degustação (que contemplam três ou cinco momentos), para quem pretende ser conduzido por uma viagem multissensorial, e uma opção de menu à la carte, para quem prefere deliciar-se com as suas próprias escolhas. Qualquer que seja a opção, poderá ser acompanhada pelos vinhos da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, estrelas da carta, abrindo-se contudo a possibilidade de serem levados vinhos de outras quintas vizinhas para que os visitantes possam celebrar a diversidade da região. Não é cobrada nenhuma taxa de rolha.

Tudo isto para ser feito sem pressas. No Conceitus Winery Restaurant privilegia-se um serviço delicado e discreto, permitindo a cada visitante que seja o autor da sua própria experiência. Luisa Amorim, impulsionadora do projeto, assinala: «Aqui acreditamos que o sorriso acolhedor de uma equipa altamente profissional é o melhor serviço que podemos prestar aos nossos clientes, e por isso dispensamos um serviço demasiado formal e muitas vezes descaracterizado. Queremos que todos os que nos visitam se sintam em casa e desfrutem de uma experiência única e memorável no Douro. Tem sido assim, todos os dias, desde 2012.»

Para facilitar o acesso ao Conceitus Winery Restaurant, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo disponibiliza um serviço exclusivo de transfer desde a estação ferroviária do Ferrão (para quem chega à região de comboio) ou o serviço de táxi fluvial, a partir do cais do Ferrão, disponibilizando também o seu wine boat para navegar no Douro. Para tal, basta uma reserva antecipada.

Entre os meses de maio e setembro o serviço estende-se ao privilegiado terraço, detentor de uma vista ímpar sobre as vinhas e o Rio Douro. Os apaixonados por vinho podem ainda desfrutar de uma visita à adega ou ao Wine Museum Centre Fernanda Ramos Amorim, bem como de experiências únicas como ser enólogo por um dia.