Trabalho flexível, diversidade e inclusão

A Hays, empresa especializada em recrutamento de profissionais qualificados, acredita que o trabalho flexível é uma política altamente eficaz para alcançar uma maior diversidade e deve ser logo implementada no início da fase de recrutamento.

Sandra Henke, group head of people and culture da Hays, assinala: «Geralmente, o trabalho flexível tem sido um benefício focado nas mães que tentam equilibrar a vida familiar com o regresso ao trabalho, ou como um privilégio para os colaboradores que apresentam bons resultados e demonstram lealdade à empresa, em vez de ser uma prática opcional de trabalho para todos os colaboradores.»

Segundo a Hays, para alcançar a verdadeira inclusão dentro de um negócio, a flexibilidade deve ser uma opção para todos os colaboradores, pois ao criar políticas benéficas para as famílias em vez de políticas benéficas apenas para colaboradores que são pais recentes ajudará a quebrar alguns preconceitos. Quanto mais cedo as empresas implementarem esta política, será cada vez menos uma questão relacionada com o género do colaborador, mas sim uma questão de negócio. As organizações que adotam este tipo de práticas de trabalho terão maior envolvimento e retenção dos colaboradores, bem como a vantagem de terem um conjunto de escolha de talentos mais diversificado. Uma empresa diversificada e inclusiva oferecerá um trabalho flexível no momento da contratação, e não mais tarde.

De acordo com os especialistas em recrutamento da Hays, para garantir que as opções de trabalho flexíveis são implementadas adequadamente para alcançar uma força de trabalho diversificada, as empresas precisam de investir na comunicação efetiva de diferentes práticas de trabalho. Mais: Como a alta direção e os líderes de negócios são fundamentais para promoverem grupos sub-representados no local de trabalho, eles precisam de estar devidamente informados sobre o que a organização pode oferecer e promover ativamente aos profissionais e, sempre que possível, liderar pelo próprio exemplo. A comunicação para os seus colaboradores sobre as opções de trabalho disponíveis é extremamente propícia ao recrutamento e retenção de uma força de trabalho diversificada e inclusiva.

Sandra Henke comenta ainda: «Na Hays, acreditamos que o trabalho certo pode transformar a vida de uma pessoa e a pessoa certa pode transformar um negócio. Ao excluir elementos da força de trabalho, as organizações não limitam apenas o grupo potencial de trabalhadores que podem escolher, mas também a diversidade do pensamento. Uma equipa equilibrada e bem gerida pode oferecer enormes benefícios para uma empresa. Pode fortalecer as bases para uma pool de talentos mais ampla e incentivar a criação e a troca de novas ideias e experiências entre colegas e clientes. Maior diversidade e inclusão no local de trabalho também pode aumentar a lealdade, confiança e longevidade dos colaboradores. Portanto, não amplia apenas o potencial grupo de colaboradores, mas pode tornar um negócio mais forte e mais produtivo.»