Programas de ativação de talento da agap2IT

A agap2IT desenvolve este ano novas edições do Plano Embaixadores, dos Estágios de Verão e das Academias. Estes programas de ativação de talento envolvem formação específica e integram os participantes num contexto de inovação da consultora de tecnologias de informação.

O Plano Embaixadores tem início com um estágio de duração de pelo menos um mês, com arranque em julho. Após a formação, o embaixador permanece durante um ano a representar a agap2IT na sua faculdade, tendo ainda a possibilidade de participar em eventos internos, beneficiar de uma multitude de ações de formação e receber acompanhamento personalizado pelo Departamento de Recursos Humanos da consultora. Na edição de 2018, os Embaixadores desenvolveram uma prova de conceito sobre utilização de Blockchain para o registo de ocorrências em municípios. O desafio dos participantes de 2019 vai envolver uma das seguintes tecnologias: Blockchain, Inteligência Artificial, Geração de Código ou Analítica Avançada.

Em regime de Estágio de Verão, os participantes terão a possibilidade de participar em práticas de desenvolvimento de software empresarial, integrar projetos de inovação numa área de vanguarda escolhida pelo estagiário e por um orientador na empresa. São formações de carácter prático que comportam uma semana de aperfeiçoamento teórico, sendo o restante tempo alocado ao desenvolvimento de projetos de inovação em áreas tecnológicas maduras.

Serão desenvolvidas também no verão pela agap2IT novas Academias, que beneficiam os participantes com três meses de formação prática e uma semana de teoria. Formações com outras dinâmicas serão também realizadas: Mini Academias, com uma duração de um mês e meio de formação prática e uma semana de formação teórica, dirigidas a um leque vasto de profissionais; Estágios Curriculares de fim de curso e Estágios Internacionais, ambos com duração de três meses.

Ricardo Schiller Pinto, responsável pela Academy e diretor de R&D (research and development) da agap2IT referiu «Encontramo-nos permanentemente em contacto com instituições académicas e jovens profissionais, no sentido de identificar, em contexto de consultoria, de que modo podemos desenvolver competências e potenciar a partilha de conhecimento e de inovação. Os programas de formação, realizados no âmbito da Academy, têm por meta fazer esta aproximação, no âmbito de projetos de R&D, com o acompanhamento de mentores da agap2IT e com o potencial de desenvolvimento de soluções inovadoras.»