Uma semana para experimentar o ensino superior

Meia centena de jovens do ensino secundário e profissional de todo o país já estão em contagem decrescente para aquela que será a sua primeira aventura pelo ensino superior, em mais uma edição da «IPStartUp Week», iniciativa conjunta do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e da Fórum Estudante, que decorre entre os dias 23 e 28 de julho.

Academia de verão que já ganhou lugar cativo no calendário da instituição, a «IPStartup Week» volta a desafiar os jovens participantes a experimentar, de forma lúdica e pedagógica, a oferta formativa ao dispor no IPS, percorrendo um programa de atividades que tem como fio condutor a temática do empreendedorismo e da inovação.

A experiência passará pelas cinco escolas superiores do IPS, permitindo o contacto com os universos das engenharias e tecnologias, da saúde, das ciências empresariais, do desporto, das ciências sociais e da educação.

Passar o dia «na pele de um empreendedor», explorando competências nas áreas da criatividade, trabalho em grupo e comunicação, pôr à prova a capacidade de inovar através do concurso de projetos EmpreendLAB, ou estar à conversa com empreendedores são algumas das atividades previstas ao longo destes seis dias.

Paralelamente, haverá tempo também para conhecer as riquezas naturais e patrimoniais da região de Setúbal e Barreiro, fazer teatro e participar em ações de sensibilização social e ambiental.  Antes da despedida, através do making of  «My StartUp Life», os participantes terão ainda a oportunidade de levar consigo um registo audiovisual sobre esta primeira experiência no ensino superior.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, da Junta de Freguesia de São Sebastião, da associação Ocean Alive e do Moinho de Maré da Mourisca.