«IPS Innovation Week» põe estudantes e empresas a pensar juntos

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai desafiar 25 dos seus estudantes a desenvolver em equipa, ao longo de uma semana, várias propostas de solução para um problema concreto apresentado por uma organização empresarial da região.

É a proposta da «IPS Innovation Week», curso de verão que decorre entre os próximos dias 15 e 19 e que, nesta edição de estreia, conta com a parceria da AVIPE – Associação de Viticultores do Concelho de Palmela, que aglomera as principais adegas e produtores de uva do concelho.

Partindo de um problema real, colocado pela AVIPE, os estudantes, divididos em grupos de trabalho multidisciplinares, vão participar num conjunto de atividades assentes na metodologia de design thinking, de modo a chegar a potenciais soluções enquanto desenvolvem competências orientadas para a inovação e empregabilidade.

De referir que o design thinking, tal como o próprio nome indica, teve a sua origem no trabalho dos designers como método para a geração de ideias, sendo que nos últimos anos tem-se tornado cada vez mais popular em muitas outras áreas – das novas tecnologias à indústria, da educação à medicina – enquanto paradigma de resolução de problemas.

No final da semana – estão previstas 44 horas de trabalho presencial e 10 horas de trabalho autónomo – a organização parceira terá acesso às soluções apresentadas pelos grupos, escolhendo a que mais se adequa às suas necessidades e aos respetivos objetivos.

Com este curso, que aposta no desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico e criativo, a empatia, a cooperação e o sentido prático, o IPS procura adaptar-se a uma sociedade em mudança, fazendo a ponte entre os novos perfis de estudantes que chegam ao ensino superior e um mercado de trabalho cada vez mais global e que diariamente se debate com a necessidade de encontrar soluções inovadoras.