Ação de solidariedade da AbbVie Portugal

Sob o lema «AbbVie Gives Back», a AbbVie Portugal encheu os corações dos clientes da Fundação AFID Diferença pelo segundo ano consecutivo, ao remodelar os quartos de 16 clientes do lar residencial da instituição.

A diretora do lar, Ana Cristina Fernando, assinalou: «Os espaços ficaram mais acolhedores e familiares, e menos institucionais. Sem esta iniciativa, não teríamos trocado camas que já tinham 20 anos. Os quartos foram pintados e decorados tendo em conta o gosto e a preferência dos nossos clientes. Só temos de agradecer à ABBVIE e aos colaboradores, que com esta iniciativa deram um novo brilho ao dia-a-dia dos nossos jovens.»

A iniciativa solidária inseriu-se no âmbito da «Week of Possibilities», o projeto global de responsabilidade social do grupo biofarmacêutico global.

Carlo Pasetto, diretor geral da AbbVie Portugal, referiu: «Uma vez por ano, durante uma semana, dedicamos o nosso tempo a atividades para a comunidade. São mais de 30 mil horas a ajudar quem mais precisa. Faz parte do nosso ADN ajudar a população, porque o valor de dar o nosso contributo à comunidade onde estamos inseridos é fundamental, é a nossa filosofia. Para nós, a AFID é um exemplo, e foi por isso a escolhida para ser nossa parceira nesta iniciativa extremamente valiosa para as pessoas que vivem aqui.»

De assinalar que a AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência celebrou no ano passado 33 anos de existência. Ao longo do seu vasto percurso criou também a Fundação AFID Diferença, que por sua vez comemorou 11 anos, uma instituição particular de solidariedade social que se dedica a iniciativas de reabilitação, educação, formação e inserção socioprofissional de pessoas com deficiência. Desenvolve igualmente um conjunto de atividades de apoio à comunidade e serviços de proximidade nos domínios da assistência e solidariedade social, apoio à infância e à terceira idade. É a primeira instituição da área social em Portugal certificada pelas normas ISO 9001:2008, pela Marca ISS, Nível A, e pelo EQUASS Excellence.

Atualmente, a AFID, na sua globalidade, atende cerca de 1.500 pessoas – Infância (AFIDKIDS), Pessoas com Deficiência (AFIDREAB) e Pessoas Idosas (AFIDSÉNIOR) –, para as quais trabalham diariamente 211 colaboradores. Trata-se de uma das principais instituições sociais do país – pela dimensão, pela abrangência, pela complementaridade dos seus serviços e, sobretudo, pela qualidade impressa na gestão e intervenção técnica. A AFID, enquanto associação de famílias, mantém o seu objetivo ao nível da representação dos direitos das famílias e das pessoas com deficiência.

A instituição situa-se no concelho da Amadora, o mesmo onde a AbbVie Portugal tem a sede.