«Noite da Literatura Europeia»
Ruas cheias com os livros

O evento literário mais internacional das «Festas de Lisboa» voltou a encher as ruas da capital, no passado dia oito. Na sua sétima edição, a «Noite da Literatura Europeia» contou com o maior registo de visitantes até à data, mais de quatro mil.

Texto: Redação Human

 

Do romance à poesia, passando ainda pelas histórias de fantasia, a sétima edição da «Noite da Literatura Europeia» decorreu em 15 espaços na histórica Colina de Santana, e Lisboa: entre a Galeria Monumental e o Paço da Rainha, passando pela Faculdade de Ciências Médicas e descendo às Carpintarias de São Lázaro.

Esta edição contou ainda com várias atividades pré-evento, como o «Ciclo da Literatura Europeia», nos dias três, quatro e seis de junho, na sala de âmbito cultural El Corte Inglés; e ainda um evento de antevisão no Auditório da Fundação José Saramago – com partilha de testemunhos de alguns autores e atores, moderado pelo escritor e professor universitário português Rui Zink.

Ao todo, foram 14 os países representados nesta edição da «Noite da Literatura Europeia», com nomes como Daniel Kehlmann (Alemanha), Judith Nika Pfeifer (Áustria), Dubravka Oraić Tolić (Croácia), Leopoldo María Panero (Espanha), Maria Turtschaninoff (Finlândia), Maylis de Kerangal (França), Christos Ikonomou (Grécia), John Banville (Irlanda), Enrico Ianniello (Itália), Olga Tokarczuk (Polónia), Fiona Mozley (Reino Unido), Kamil Bouška (República Checa) e Radu Paraschivescu (Roménia). A literatura portuguesa esteve representada por João Tordo, que lançou recentemente o romance «A Mulher que Correu Atrás do Vento». A abertura contou com a contribuição da Casa Fernando Pessoa e com a presença da vereadora da cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto.

A «Noite da Literatura Europeia» é organizada pela EUNIC Portugal, conta com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal e realiza-se no âmbito das «Festas de Lisboa», em parceria com a EGEAC e a Junta de Freguesia de Arroios.

A EUNIC é uma rede constituída pelos institutos nacionais de cultura e pelas embaixadas da União Europeia. Foi fundada em 2006 e congrega atualmente 32 membros de 26 países.
O objetivo principal da EUNIC é promover a cooperação cultural, dentro e fora da União Europeia, através do estabelecimento efetivo de parcerias entre os profissionais dos sectores cultural, educativo e da juventude, tendo em vista um maior entendimento da diversidade cultural e linguística europeias.

Atualmente, a EUNIC Portugal é constituída por Alliance Française du Portugal, British Council, Camões IP, Embaixada da Áustria, Embaixada da Grécia, Embaixada da República da Polónia, Goethe-Institut Portugal, Instituto Cervantes, Instituto Cultural Romeno, Instituto Ibero-Americano da Finlândia, Institut Français du Portugal e Istituto Italiano di Cultura.