Os Abençoados Fiéis do Senhor São Romão
Regressam as personagens mágicas do Alferce

A On y va tem uma nova edição do premiado livro Os Abençoados Fiéis do Senhor São Romão, de António Manuel Venda. Escrito quando o autor era ainda um jovem estudante universitário, na transição da década de 1980 para a de 1990, foi comparado a alguns contos de Raymond Carver, sobretudo pela apresentação das personagens num mesmo espaço; personagens, assinale-se, de quem se disse parecerem «tiradas de Júlio Dinis, exiladas nos confins dos Algarves, num mundo às avessas».

Texto: Redação Human

 

O livro Os Abençoados Fiéis do Senhor São Romão, publicado inicialmente por Mário de Moura na Editora Pergaminho, de que foi fundador, tem uma nova edição, agora da On y va. Escrito por António Manuel Venda quando ainda era um jovem a começar os estudos universitários, na transição da década de 1980 para a de 1990, trata-se de uma narrativa cuja ação decorre na aldeia do Alferce, em plena Serra de Monchique, no Algarve, pouco tempo depois da Implantação da República.

No texto relativo ao «Prémio Literário Cidade de Almada», com que o livro foi distinguido em 1996, pode ler-se: «O que aqui nos é dado é um conjunto de quadros, ou de retratos em movimento, do que pode ser a identidade de um povo, e muito particularmente dos rostos dos seus atores, dos homens e das mulheres que no seu existir coletivo, nas suas decisões, escolhas e preferências socialmente construídas, nos mostram as nossas mais fundas pulsões nacionais e as mais sólidas residências intersubjetivas do nosso modo de estar no mundo como portugueses. E tudo isto nos é dado num estilo seco, contido, sem reverberações retóricas e com um ritmo narrativo exemplar.»

Esta nova edição tem apresentações marcadas para o final da tarde de 29 de junho, no Monte da Lameira, mesmo em frente do Alferce (onde as histórias vão acontecendo em 1911), e em Lisboa a quatro de julho, também ao final da tarde, na Universidade Lusófona, ao Campo Grande (Auditório Prof. José Araújo, Edifício da Biblioteca Víctor de Sá, Campo Grande, 380 B). No Monte da Lameira será apresentado pelo Engº. José Franco Costa Duarte, um cidadão notável do Alferce; na Universidade Lusófona será apresentado pela Professora Doutora Helena Barbas, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (que chegou a escrever sobre a primeira edição no jornal «Expresso», logo a seguir à publicação).