«Project Management Recruitment Survey»

O Grupo Bright Partners acaba de apresentar a primeira edição do seu estudo «Project Management Recruitment Survey 2019 – Portugal». Trata-se de uma iniciativa que pretende responder a várias questões ligadas à gestão de recursos humanos no âmbito da gestão de projetos. Isto tendo presente que o aumento da complexidade e as exigências crescentes de transformação nas organizações exigem profissionais mais experientes e qualificados, sendo necessário saber qual é o retrato desta profissão em Portugal?

O principal objetivo foi envolver o maior número de profissionais para se obter a visão mais completa sobre o estado do recrutamento e da retenção de gestores de projeto nas organizações públicas e privadas em Portugal.

Conceição Pereira, general manager da Bright Talents, empresa de consultoria de recursos humanos do Grupo Bright Partners, referiu a propósito do estudo: «Portugal é um país que ainda tem pouca maturidade na gestão de projetos, e por isso este estudo levado a cabo pelo Grupo Bright Partners tem a ambição de responder a várias questões ligadas à gestão de recursos humanos num nicho de mercado bastante específico – o dos gestores de projeto.»

O estudo

O estudo destinou-se maioritariamente a:

– profissionais de gestão de projetos e de PMO (project management office) de qualquer indústria em Portugal;

– responsáveis de equipas com gestores de projeto;

– profissionais de recursos humanos que recrutem gerir ou giram recursos desta categoria profissional nas suas organizações.

A recolha de dados foi efetuada através de um inquérito por questionário, distribuído e preenchido on-line, entre um de novembro de 2018 e 31 de maio de 2019. Contou com 60 participantes/ respostas válidas, com o seguinte perfil:

– 46% gestores de projetos;

– 9% gestores de PMO;

– 18% recursos humanos;

– 27% outras categorias profissionais.

Relativamente ao sector de atividade dos profissionais que responderam, a situação foi a seguinte:

– 25% consultoria;

– 25% tecnologias de informação (TI);

– 9% construção e indústria;

– 5% engenharia;

– 5% retalho;

– 5% banca, seguros e área financeira;

– 26% outras indústrias.

Das pessoas que responderam, 33% trabalham em empresas com mais de 500 colaboradores. Os profissionais que participaram no estudo trabalham em organizações com o seguinte perfil:

– 44% nacionais, mas com atividade internacional;

– 33% nacionais;

– 23% multinacionais.

 

Principais resultados

– Qual o departamento que gere o orçamento para o recrutamento, na área de gestão de projetos?

. 47% – Direção de Recursos Humanos

. 18% – PMO (Gabinete de Gestão de Projetos)

. 35% – Outros (como Direção de Sistemas de Informação, Administração ou Inovação)

– Como avalia os desafios de recrutamento na área de gestão de projetos, em 2018?

. Segundo os inquiridos, foram marcados pela forte competição pelo talento, pelos pacotes salariais e benefícios elevados e pelo reduzido orçamento para o recrutamento.

– Como avalia os desafios na gestão de talento, especificamente na área de gestão de projetos?

. Considerados muito importantes pelos participantes são a retenção de colaboradores, a qualidade dos candidatos e a atração de candidatos.

– Qual é a maior prioridade para o recrutamento na área de gestão de projetos em 2019?

. As principais prioridades identificadas para o recrutamento na área de gestão de projetos são: atração de candidatos nacionais (23%); recrutamento interno (19%); redução do tempo de contratação (18%); implementação de novas políticas (16%); employer branding (12%); identificação de parceiros de recrutamento (5%); redução de custos (4%); atração de candidatos estrangeiros (3%).

– Que variação terá o seu orçamento de recrutamento para a área de gestão de projetos, comparativamente a 2018?

. Embora a maioria das empresas mantenham o orçamento de recrutamento de similar ao do ano transato para funções de gestão de projeto (67%), há uma percentagem considerável (30%) que assume um incremento do orçamento para 2019.

– Qual é a sua estimativa das necessidades de recrutamento em 2019, para a área de gestão de projetos, face a 2018?

. 48% dos respondentes estima um aumento de necessidades de recrutamento para funções de gestão de projeto, comparativamente a 2018 (saliente-se a pouca expressão das estimativas para a diminuição das necessidades de recrutamento para a função em apreço).

– Em 2018, quantas vagas preencheu na área de gestão de projetos?

. A maioria dos inquiridos reforçou as suas equipas em até cinco gestores de projeto em 2018 (56%); sendo que 16% fez um número de admissões superior a cinco para esta função.

– Quantas vagas na área de gestão de projetos a sua empresa prevê preencher em 2019?

. A tendência para o número de admissões mantém-se para 2019: 49% dos respondentes prevê fazer até cinco admissões no corrente ano, sendo que 9% prevê fazer mais do que 11 admissões de gestores de projetos durante 2019.

– Na área de gestão de projetos, como classifica a dificuldade de recrutamento de acordo com o perfil do profissional?

. O recrutamento do perfil de gestor de projeto sénior foi classificado com uma dificuldade alta para a maioria dos inquiridos, seguido pelo recrutamento dos perfis de diretor de portefólio e de diretor de programas, respetivamente.

– Nas funções identificadas na questão anterior, qual o principal motivo que justifica a dificuldade experienciada?

. O principal motivo, segundo a maioria dos respondentes (56,5%), reside no reduzido número de profissionais; como razões secundárias surgem a insuficiência de competências técnicas (19,6%) e as soft skills não proficientes (17,4%). Embora com percentagens muito inferiores à razão principal identificada, a diferença entre cada uma é pouco significativa.

– Qual é o seu mercado-alvo de potenciais candidatos na área de gestão de projetos?

. Para a maioria dos inquiridos, as comunidades de gestores de projetos (por exemplo, PMI e IPMA-APOGEP), a concorrência e as universidades são o mercado-alvo de potenciais candidatos para a área de gestão de projetos.

– Como classifica as fontes de recrutamento que mais utiliza para perfis de gestão de projeto?

. As fontes de recrutamento mais utilizadas e consideradas muito importantes, segundo os respondentes, para a área em apreço, são as referências profissionais e as redes de contactos; redes sociais e profissionais, alumni e universidades são também consideradas importantes.

– Como avalia a competição pelo talento em perfis na área de gestão de projetos?

. 51% dos inquiridos avalia a competição pelo talento, em perfis na área de gestão de projetos, em crescendo face ao ano anterior.

– Quais são as principais competências que mais valoriza num perfil de gestor de projeto?

. As cinco competências mais valorizadas pelos inquiridos são: inteligência emocional, liderança, gestão de conflitos e de crise, orientação para resultados e comunicação.

– É imperativo para si e para a sua organização que um gestor de projeto seja detentor de certificações profissionais?

. 58% não, 42% sim; no que respeita a certificações profissionais, a certificação PMP é a mais referida como necessária, seguida das certificações IPMA.

 

Bright Partners

O Grupo Bright Partners tem posição de destaque em consultoria em Portugal, sobretudo nas abordagens e nas soluções para gerir a transformação das organizações. As várias empresas que o constituem têm um conjunto de abordagens e soluções integradas que visam promover uma melhor utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, na transformação das empresas, sem comprometer o dia-a-dia.

Fundado em 2003, o grupo tem uma vasta carteira de clientes e um longo currículo recheado de casos de sucesso, desenvolvendo serviços e soluções integrados de consultoria, formação, tecnologia e recrutamento especializados em gestão da mudança, gestão de projetos, programas e portfolios, gestão estratégica e gestão de processos.