Edenred adquire plataforma italiana Easy Welfare

A Edenred, empresa global de soluções de pagamentos para o mundo do trabalho, anunciou a aquisição da Easy Welfare, a operadora número um de plataformas de employee engagement em Itália. A Edenred alavanca assim a sua posição no mercado de benefícios para colaboradores, elevando o desenvolvimento da sua oferta de rápido crescimento. Com esta transação, está a abordar a crescente procura das empresas que ambicionam melhorar a motivação e o poder de compra dos colaboradores, oferecendo-lhes uma vasta gama de benefícios através de soluções digitais simples e flexíveis.

A Edenred adquiriu todas as ações em circulação da Easy Welfare, a empresa italiana fornecedora número um de plataformas de employees engagement, com mais de 600.000 utilizadores. A Easy Welfare existe desde 2016, sendo que em 2018 gerou uma receita de 11 milhões de euros.

A transação permitiu à Edenred Itália elevar o desenvolvimento da sua oferta de bem-estar na segmentação de plataformas de employee engagement. Particularmente, o grupo vai poder alavancar a sua plataforma digital de benefícios flexíveis, que combina a facilidade de utilização para as duas empresas e uma vasta escolha de serviços disponíveis.

As plataformas de employee engagement são ferramentas que permitem às empresas oferecerem aos seus colaboradores, de maneira simples e flexível, um vasto leque de benefícios, em que se incluem cartões presente e ofertas promocionais dentro da rede de lojas on-line. Permitem ainda aos colaboradores cobrir despesas pessoais como por exemplo, cuidados infantis. Desta forma, estas plataformas incentivam a motivação e o poder de compra do colaborador. Este mercado oferece boas perspetivas à medida que vai crescendo com o aumento do número de clientes corporativos que desejam enaltecer o seu employee engagement.

O grupo já se posicionou neste segmento em outros países europeus, como a França com o ProwebCE, o Reino unido com o Edenred Savings e a República Checa com o Benefity Café. Mais recentemente, a Edenred entrou no mercado das plataformas de envolvimento de colaboradores com a aquisição da Merits & Benefits e Ekivita. A Edenred prevê aproveitar as oportunidades que surjam neste segmento de mercado, que é adjacente ao seu core business de benefícios extrassalariais para colaboradores, capitalizando com a agilidade e eficiência da sua plataforma tecnológica global, a sua especialização única e a sua capacidade de realizar investimentos que criam valor

Arnaud Erulin, chief operations officer (COO) da Edenred para o Médio Oriente e África, referiu: «Através desta transação, os utilizadores do Easy Welfare vão agora ter acesso à maior rede de aceitação italiana, que é composta por mais de 20.000 parceiros comerciais da Edenred, lojas on-line e prestadores de serviços. Com esta oferta, a Edenred pode alinhar-se o mais possível com as novas necessidades do negócio e disponibilizar um maior leque de soluções, cada vez mais flexíveis para os colaboradores.»

Por sua vez, Frederico Isenburg, fundador da Easy Welfares, assinalou:«Estamos muito felizes por a Easy Welfare fazer parte da Edenred, a líder global de benefícios para colaboradores. Esta aquisição vai permitir que os nossos clientes tenham acesso a uma oferta mais vasta, assegurando que irão continuar a ter acesso a múltiplas vantagens e serviços de qualidade.»

A transação, que representa um valor empresarial que ronda os 53 milhões de euros, será acréscimo para os resultados antes de juros e impostos de 2019 da Edenred. A Easy Welfare vai ser totalmente consolidada com as declarações financeiras da Edenred a partir de um de Junho.

De assinalar que a Edenred Portugal conta com 500 mil utilizadores que efetuam diariamente transações numa rede de milhares de comerciantes afiliados. A nível internacional, o grupo reúne uma rede exclusiva de 47 milhões de utilizadores, 830 mil empresas e instituições públicas e 1,7 milhões de comerciantes afiliados.