Ativar a marca pessoal através dos pontos fortes

Chama-se «COMUNICAR-TE: Marca Pessoal» e é o novo serviço prestado pela COMUNICARTE, sendo orientado para a realização pessoal e o desenvolvimento profissional, «com base em estratégias e ferramentas de comunicação e coaching e assente no autoconhecimento das forças e dos pontos fortes, dos valores e dos objetivos e, consequentemente, na criação de imagem», explica a fundadora da agência, Ana Sofia Gomes (na foto).

Trata-se de um serviço pensado para todas as pessoas que acreditam que é possível “alavancar a carreira e os negócios através da criação de um plano de ação da marca pessoal, construído a partir de informação credível, potenciadora de ações assertivas, com vista a tornar a sua imagem visível e a concretizar objetivos», adianta a especialista.

Ana Sofia Gomes criou o «COMUNICAR-TE: Marca Pessoal» focado na melhoria da sua própria marca pessoal, que trabalha desde 2000, e motivada por ajudar empresas e pessoas a ativar e potenciar as suas marcas a ganhar credibilidade, confiança, notoriedade, relevância e visibilidade.

Licenciada em Comunicação Social, pós-graduada em Marketing, com formação avançada em Gestão de Redes Sociais e certificação internacional de coaching, Ana Sofia Gomes é autora, consultora, coach, formadora e palestrante há mais de 20 anos.

 

Três fases

Na prática, o serviço «COMUNICAR-TE: Marca Pessoal» desenvolve-se nos formatos 1:1 e em grupo e decorre em três fases, sempre presencialmente: teste diagnóstico e relatório de pontos fortes; sessões de coaching; e plano de ação digital da marca pessoal.

Inicia-se com um diagnóstico pontos fortes, através de respostas a um conjunto de perguntas abrangentes e estratégicas que levarão a «conhecer o talent DNA, mostrando o que diferencia das restantes pessoas, através de um ranking de temas: autoconfiança, capacidade de análise e de compreensão, adaptabilidade, consistência, conectividade, comunicação, disciplina, empreendedorismo, foco, liderança, operacionalidade, positividade, responsabilidade, significância, entre outros», assinala Ana Sofia Gomes.

Está previsto um relatório que revela o valor de cada um dos pontos fortes identificados. A especialista refere ainda: «Entender o que naturalmente faz melhor, ficar apto a aprender a aplicar diariamente as forças e a maximizar o potencial. Colocar foco, intensidade e esforço nas áreas de maior valor e mais importantes da sua vida. Conhecer os seus talentos naturais, que são os mais poderosos. Esses tópicos são o ponto de partida.»

Nas sessões de coaching são trabalhados os momentos presente e futuro, com recurso a perguntas e respostas: identificar qualidades, dons e talentos, bem como eventuais pontos de limitação que estejam a bloquear o desenvolvimento e o sucesso. «Trata-se de um momento de grande poder gerador de decisão, na medida em que a reflexão e a gestão da informação são impulsionadoras de autossegurança e autoconfiança, entre outros estados poderosos caracterizados pela elevada precisão do foco», partilha Ana Sofia Gomes.

Por fim, há que desenhar e implementar o plano de ação digital marca pessoal à medida dos inputs obtidos e dos objetivos traçados: desde a criação do naming e da identidade visual a suportes de comunicação que confiram visibilidade, ativação digital, eventos, assessoria de imprensa, entre outras estratégias.