Aves Migratórias
Primeiro livro de poesia de Gabriela Ruivo Trindade

Aves Migratórias, primeiro livro de poesia de Gabriela Ruivo Trindade, autora distinguida com o Prémio LeYa, será apresentado pela escritora Rita Taborda Duarte, em Lisboa, a 11 de junho. O evento está agendado para as 19H00, no auditório da biblioteca da Universidade Lusófona, ao Campo Grande.

Texto: Redação Human

 

Distinguida com o Prémio LeYa pelo seu primeiro romance, Gabriela Ruivo Trindade fala da poesia como «apenas outro registo de escrita». É algo que, a par da prosa, sempre a acompanhou. As diferenças, vê-as no ritmo e na musicalidade da linguagem. «Os poemas são como fotografias, instantâneos, ao passo que a prosa é cinema», partilha.

Em Aves Migratórias (ed. On y va) a autora apresenta poemas muito diversos entre si e de tempos distintos, alguns inclusivamente publicados em antologias. Diz que são vários mundos, não apenas um, o que encontramos no livro. Ou seja, cada poema é um mundo, por si. Os poemas, assinala, «são como aves, mas também podem ser árvores; um poema é algo que nos faz voar ao mesmo tempo que nos liga à terra, às raízes».

O livro será apresentado em Lisboa, pela escritora Rita Taborda Duarte. Será a 11 de junho, a partir das 19H00, na Universidade Lusófona (Auditório Prof. José Araújo, Edifício da Biblioteca Víctor de Sá, Campo Grande, 380 B).

Gabriela Ruivo Trindade, que vive em Londres, estará presente. Antes, dia 9, pelas 16H30, participará na bienal «Poesia à Solta», na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém.

A presença na «Feira do Livro de Lisboa» será no dia 13, a partir das 18H00, com outros autores da On y va (stands C64, C66, C68, acima da Praça Amarela).

 

A autora

Nascida em Lisboa em 1970, Gabriela Ruivo Trindade é formada em Psicologia. Vive em Londres desde 2004. Venceu o Prémio LeYa em 2013 com o seu primeiro romance, Uma Outra Voz (LeYa, 2014), distinguido com o PEN Clube Português Primeira Obra (ex-aequo) em 2015 e publicado no Brasil em 2018 (LeYa – Casa da Palavra). Publicou o conto infantil A Vaca Leitora (D. Quixote, 2016). Entre 2016 e 2019 participou em várias antologias de poesia e conto. Dirige a Miúda Children’s Books in Portuguese, uma livraria on-line com sede no Reino Unido, especializada em literatura infanto-juvenil escrita em português (ver aqui). Mantém o blog com o seu nome (ver aqui).