«Carro Frota do Ano», da LeasePlan

A LeasePlan, empresa com posição de destaque no mercado de car-as-service e soluções de mobilidade, apresentou no Coconuts, em Cascais, os vencedores da «décima sétima edição do «Carro Frota do Ano», numa iniciativa que contou com a presença de representantes seus, de responsáveis das marcas em concurso e de um painel de jurados. O «Carro Frota do Ano» tem como objetivo distinguir os carros para frotas que mais se destacaram em 2019, e pela primeira vez a análise recaiu apenas no segmento de Pequeno Familiar, dividido em cinco categorias: Diesel Station, Diesel SUV, Gasolina Station, Híbrido Plug-In e Veículo Elétrico.

Para além de ser eleito como «Carro Frota do Ano 2019» – qualificação obtida por ser o carro com a melhor classificação global, dos 15 em concurso –, o Peugeot 3008 1.5 HDi Active venceu na categoria «Diesel SUV», na qual concorria com o Nissan Qashqai 1.5 dCi Business Edition e com o Seat Ateca 1.6 TDI Style. Fatores como o design interior, o design exterior e o conforto da suspensão/ pisar da estrada, foram determinantes para que este modelo se destacasse.

Na categoria de «Diesel Station» o primeiro lugar foi atribuído ao Renault Megane ST 1.5 dCi Limited, que superou a concorrência: o Ford Focus Station 1.5 TDCi ST-Line e o Peugeot 308 SW 1.5 HDi Business Line. A qualidade e o conforto dos bancos, o conforto da suspensão e o TCO (total cost of ownership) foram os fatores-chave para que este modelo obtivesse a vitória.

Na categoria Gasolina Station, o vencedor foi o Seat Leon ST 1.0 TSI Style, que se destacou do Volkswagen Golf VII Variant 1.0 TSI Confortline e do Opel Astra ST 1.0 Business Edition. A qualidade e conforto dos bancos, o design exterior e o conforto da suspensão foram determinantes para a escolha final.

O Kia Niro 1.6 GDi PHEV EX foi o vencedor na categoria Híbridos Plug-in, ao obter uma avaliação superior à do Hyundai Ioniq 1.6 GDI PHEV Tech e do Toyota Prius 1.8 Plug-In Luxury, que se encontravam em avaliação na mesma categoria. A visibilidade do condutor (exterior), a facilidade e a posição de condução e a acessibilidade são alguns dos destaques que levaram ao resultado final.

Por fim, na categoria Veículo Elétrico, o destaque foi para o Renault ZOE Life 40, cuja avaliação superou o Nissan Leaf Acenta e o Volkswagen E-Golf. O TCO, a visibilidade do condutor (exterior) e a autonomia entre carregamentos foram fatores diferenciadores deste modelo.

António Oliveira Martins, diretor geral da LeasePlan Portugal, assinalou: «Numa altura em que assistimos a uma alteração no paradigma da mobilidade, faz sentido a LeasePlan, que tem sido pioneira ao assumir o compromisso de liderar a transição para a mobilidade elétrica, também adaptar a atribuição do ‘Carro Frota LeasePlan do Ano’. Nesta edição, para além de apenas termos em análise o segmento Pequeno Familiar, por ser o mais representativo das frotas empresariais, colocámos o foco na tipologia de motorização, por forma a incorporar os híbridos plug-in e os veículos elétricos na nossa análise.»

A pré-seleção dos modelos para avaliação foi realizada tendo em conta as vendas da LeasePlan, as vendas do mercado automóvel em 2018 e o TCO.

Os vencedores de cada categoria foram obtidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, sendo que ambas as componentes têm um peso equitativo na pontuação final. Em avaliação estiveram três veículos por categoria já pré-selecionados, que foram testados em dois circuitos diferentes, previamente definidos consoante a categoria em que estavam inseridos.

A componente qualitativa foi analisada por um júri composto por 21 empresas nacionais e multinacionais, que analisaram uma série de critérios como o habitáculo, o conforto e a estética, o motor, a dinâmica e as questões chave, nomeadamente a probabilidade de compra a 12 meses e a valorização relativa em euros.