«Accenture Competitive Agility Index»

De acordo com um estudo recente da Accenture, uma diminuição na confiança dos stakeholders pode ter um impacto substancial na competitividade das empresas. Dados do «Accenture Competitive Agility Index» indicam que 54% das empresas analisadas sofreram uma grande queda no grau de confiança, o equivalente à perda de 180 biliões de dólares de potenciais receitas.

O relatório, intitulado «The Bottom Line on Trust», da Accenture Strategy, quantifica o impacto da confiança nos resultados da empresa, com base na análise de mais de 7.000 organizações, em 20 sectores, em várias dimensões interdependentes como crescimento, rentabilidade, sustentabilidade e confiança

Pedro Galhardas, managing director responsável pela Accenture Strategy em Portugal, afirma: «A confiança já não pode ser levada de forma leviana nas organizações. Atualmente podemos quantificar o impacto da confiança, especialmente o impacto da perda desta na receita das empresas e no crescimento do EBITDA [resultados antes de juros, impostos e amortizações]. Desde recolhas de produto e violações de dados ou erros da equipa executiva, as quebras de confiança representam um risco cada vez maior para a saúde financeira das empresas. Os líderes atuais devem cumprir as promessas da sua empresa de forma a limitar o impacto duradouro que um grande incidente de confiança pode ter sobre a sua competitividade.»

De acordo com o estudo realizado pela Accenture Strategy, quando uma organização enfrenta uma diminuição substancial de confiança entre os seus stakeholders chave – clientes, investidores, colaboradores, fornecedores, analistas e media – o resultado é uma quebra de dois valores, em média, na sua pontuação do índice. Um valor a menos no índice equivale, em média, a um impacto negativo de 3% no crescimento da receita e de 5% no EBITDA, em todos os sectores.

O «Índice de Agilidade Competitiva» («Accenture Competitive Agility Index»), desenvolvido pela Accenture Strategy, classifica 7.030 empresas em 20 sectores com base em dados dos últimos dois anos e meio em três dimensões interdependentes de competitividade: crescimento, lucro e sustentabilidade/ confiança. O índice baseia-se em dados disponíveis ao público, incluindo dados históricos e dados futuros estimados, e medidas inovadoras de sustentabilidade e confiança.