Boyden com escritório no Porto

A Boyden Portugal, empresa de executive search, abriu escritório no Porto e escolheu Bernardo Costa Macedo (na foto) para liderá-lo, na qualidade de partner. «A abertura do escritório no Porto apoia a estratégia da Boyden Portugal de continuar a prestar aos seus clientes serviços de excelência alicerçados nas melhores práticas e numa exemplar integridade, posicionar a empresa e alcançar uma cada vez maior relevância no panorama nacional e internacional», assinalou Fernando Neves de Almeida, country manager da Boyden Global Executive Search Portugal.

A Boyden foi a primeira empresa internacional de executive search a chegar ao mercado português, em 1986, e ao longo das últimas três décadas tem revelado uma profunda capacidade de entendimento da cultura organizacional dos clientes e dos desafios a que os profissionais a contratar estarão sujeitos; desenvolve um recrutamento profissional, executado com grande rigor e chega à totalidade dos profissionais potencialmente interessantes do mercado para uma determinada posição em Portugal.

Fernando Neves de Almeida referiu ainda: «Numa altura em que a competição pelo talento é intensa, a Boyden Portugal continua a destacar-se e a afirmar-se no mercado por perceber quais as pessoas que encaixam na cultura organizacional do cliente, nos desafios inerentes à posição em causa e no momento de vida da empresa.»

Nesta perspetiva, a nomeação de Bernardo Costa Macedo como partner da Boyden Portugal é o corolário da mais-valia trazida pelo consultor desde que integrou a organização, como advisor, no início de 2017. A sua experiência, num percurso profissional que integrou posições de gestão em consultoria em Portugal e no Brasil, e com responsabilidades de chefia, assume particular relevância na resposta aos atuais desafios do executive search.

«Com Bernardo Costa Macedo, a Boyden Portugal distingue-se como a empresa portuguesa de executive search mais versátil do ponto de vista da multiplicidade de experiências profissionais» explicou Fernando Neves de Almeida, acrescentando: «O desempenho evidenciado por este profissional de excelência tem catapultado a relevância da organização no panorama nacional, consolidando as suas competências e capacidades.»

Bernardo Costa Macedo, licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), trabalhou 27 anos na Accenture, tendo liderado o escritório do Porto daquela organização durante 15 anos. Mudou-se para São Paulo, no Brasil, em 2010, onde liderou a área de Infrastructure and Transportation da Accenture na América Latina até finais de 2014, momento em que regressou a Portugal. Assumiu agora o desafio de liderar o escritório da Boyden no Porto. Sobre o novo desafio, referiu: «A vertente organizacional, dos recursos humanos e da sua liderança é a que se destaca como a dimensão de maior relevância para o sucesso das organizações. O reconhecimento da Boyden como uma empresa de excelência na prestação de serviços ligados à vertente de recursos humanos deu-me a oportunidade de trabalhar na área onde acredito pode ser gerado maior valor para as empresas. E ao contrário do que a tecnologia aparenta, este momento de emergência de novas ferramentas e hábitos de âmbito digital tem revelado a cada vez mais imperiosa necessidade da contratação deserviços de executive search. O desafio de ser partner na Boyden vem reforçar a importância e a responsabilidade do recrutamento profissional para o desenvolvimento e o crescimento das empresas e dos mercados, uma vez que os recursos humanos são o asset mais importante de uma empresa e esta tem de os cuidar bem, seja na atração ou na retenção de talento.»