Em 2018, ano que marca o seu vigésimo quinto aniversário, a tecnológica portuguesa Primavera BSS alcançou um volume de negócios de 24,3 milhões de euros, o que representa um crescimento de 4% face ao período homólogo. A contribuir de forma bastante acentuada para os resultados alcançados esteve o mercado português, com um crescimento de 15% face ao período homólogo.
O ano ficou marcado pela boa performance na área de new business, a crescer 15% em relação a 2017, pelo crescimento de 30% do negócio na cloud e soluções em regime de «Software as a Service, SaaS», e pelo desempenho da YET e da Primavera Public Services, spin-offs do grupo para a área das transações eletrónicas e soluções para o sector público, a crescerem, respetivamente 10% e 21%, contribuindo para que o grupo atingisse 3,3 milhões de euros de EBITDA (resultados antes de juros, impostos e amortizações), ou seja 14% do volume de negócios.
A Primavera BSS fez uma enorme aposta tecnológica, convertendo toda a sua oferta para tecnologia de última geração, num investimento que rondou os 2,5 milhões de euros. O lançamento da versão 10, que reforçou a oferta da marca para a área de gestão de stocks e soluções de apoio à implementação do RGPD (o novo regulamento geral de proteção de dados pessoais) foram os principais drivers que impulsionaram a conquista de cerca de 4.000 novos clientes, grande parte deles empresas de média e grande dimensão ou organismos da administração pública.
O co-chief executive officer (co-CEO), Jorge Batista (na foto), assinalou: «Festejámos o nosso vigésimo quinto aniversário em 2018, tendo sido por isso um ano marcante e a oportunidade perfeita para refletir, em equipa, em torno dos grandes temas e das estratégias para 2019-2021. Centrados no grande objetivo de garantir que a Primavera tem um lugar entre os líderes tecnológicos da era digital, pretendemos apostar essencialmente em três grandes iniciativas: conceber e desenvolver produtos de software empresarial inteligentes, gerir o ecossistema de parcerias e colocar-nos como um exemplo de empresa inteligente, dando assim sequência aos inúmeros investimentos em aquisição de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial.»
Em termos tecnológicos, a Primavera irá este ano continuar a disponibilizar ao mercado as suas soluções cloud, com especial ênfase para o ROSE, a primeira versão do seu novo ERP. «O mercado português evoluiu de forma muito significativa nos últimos dois anos no que respeita à vontade das empresas de externalizarem as suas infraestruturas e aplicações informáticas, e nesse sentido a Primavera marcará o panorama aplicacional em 2019 com o lançamento de uma nova oferta vocacionada para as empresas de média e grande dimensão e em que tecnologias de inteligência artificial e de machine learning estarão embebidas», concluiu o responsável.
Este ano será igualmente marcado pela inauguração de novos escritórios em Lisboa e em Luanda, espaços que permitirão à empresa crescer e oferecer melhores condições de trabalho a todos os colaboradores e parceiros.
Através da estratégia delineada, o grupo espera vir a superar um volume de negócios de 30 milhões de euros em 2021, com uma taxa de EBITA em linha com as atingidas pelas suas congéneres e concorrentes internacionais.