Entre janeiro e abril, as vendas da SEAT cresceram 7% em relação ao período homólogo de 2018. A marca também alcançou o melhor mês de abril da sua história, com 51.000 automóveis vendidos. Alemanha, França e Itália cresceram a dois dígitos. O CUPRA cresceu 82% até ao mês de abril.
Texto: Redação Human
As vendas mundiais da SEAT cresceram 7% entre janeiro e abril de 2019 face ao período homólogo do ano anterior. Pela primeira vez, a SEAT vendeu mais de 200.000 automóveis (em rigor, 202.600) nos primeiros quatro meses do ano. Entre janeiro e abril de 2018, a SEAT entregou 189.300 automóveis, o melhor resultado até ao registo obtido este ano.
No passado mês de abril, a SEAT vendeu 51.000 veículos, mais 1,8% em relação ao resultado equivalente obtido em 2018. E é também o melhor mês de abril, superando o valor registado há um ano (50.100).
Por outro lado, as vendas da nova marca CUPRA continuam a bater recordes. Nos primeiros quatro meses do ano, a CUPRA vendeu 7.900 automóveis, um crescimento de 82,3% em relação aos quatro meses equivalentes de 2018.
Nos primeiros quatro meses de 2019, a Alemanha, a Argélia e o Reino Unido foram os países que mais cresceram em volume de automóveis em relação ao mesmo período do ano anterior. Espanha é o maior mercado da SEAT e nestes meses em análise subiu 4,2%, alcançando 40.900 veículos comercializados. A SEAT é a marca líder em Espanha e o Leon o modelo mais vendido. A Alemanha (40.100, +13,4%) e o Reino Unido (25.500, +7,6%) seguem-se, em volume, a Espanha, enquanto França e Itália, dois países-chave na estratégia de crescimento da SEAT na Europa, crescem a dois dígitos com 11.400 (+14,6%) e 9.600 (+14,4%) veículos vendidos, respetivamente.
As vendas da SEAT também dispararam na Áustria (8.000; +2,5%), na Suíça (4.600; +13,9%), nos Países Baixos (4.100; +22,3%), na Suécia (2.700; +14,1%) e na Dinamarca (2.200; +28,4%), enquanto na Argélia, que mantém a sua forte tendência ascendente, chegou aos 12.000 automóveis entregues (11.900; +18,7%).
Resultados financeiros também em crescimento
O aumento das vendas e o efeito positivo da venda de veículos com uma melhor margem permitiram o crescimento do lucro operacional da SEAT para um valor recorde de 89 milhões de euros no primeiro trimestre de 2019, mais 5,5% em relação ao período homólogo de 2018 (85 milhões). Em acréscimo, o volume de negócios da SEAT ultrapassou pela primeira vez os 3.000 milhões de euros (3.053) entre janeiro e março de 2019, mais 9,7% do que nos primeiros três meses do ano anterior (2.782 milhões).