Radiografia do employee branding nas empresas em Portugal

A Eurofirms, destacada empresa espanhola de recursos humanos, apresentou pelo segundo ano consecutivo a «Radiografia do Employee Branding nas Empresas em Portugal 2018», com base num estudo realizado a representantes de 116 empresas portuguesas. Segundo o relatório, que é um reflexo do employee branding em Portugal, cerca de 93% das empresas têm perfis profissionais nas redes sociais e mais de 80% considera importante o employee branding como parte da sua estratégia de comunicação.

O estudo realizado pela Eurofirms mostra a realidade e a tendência das empresas na hora de aplicar este método de comunicação da marca e dos valores da organização, de forma a conseguir colaboradores alinhados com a cultura da empresa, que irão agir como embaixadores da marca. O download do estudo pode ser feito aqui.

 

91% das empresas está presente nas redes sociais e profissionais

Segundo o estudo, cerca de 91% das empresas afirma dispor de um ou mais perfis corporativos nas principais redes sociais e profissionais, uma tendência em alta, já que em 2017 a percentagem de empresas que estavam presentes nas redes sociais corporativas era apenas de 81%. Contudo, apenas 12% destas empresas oferecem formação aos seus colaboradores em matéria de redes sociais. Uma percentagem que decresceu 7% em relação ao ano passado, uma vez que em 2017 19% das empresas investia neste tipo de formação.

O employee branding é um excelente recurso de comunicação, cada vez mais importante, e a prova é que a percentagem de empresas que o consideram relevante na sua estratégia de comunicação aumentou, em relação ao ano passado. Cerca de 88% das empresas considera-o importante (mais 6% do que em 2017), no entanto apenas 22% desenvolveram um plano específico. Porém, é visível um esforço por parte das empresas em apostar na criação de um plano específico para trabalhar o employee branding (em 2018 houve um aumento de 3% de empresas que desenvolveram um plano de ação interno nesta matéria comparativamente ao ano homólogo).

 

Eurofirms, um projeto em expansão

O projeto da Eurofirms aposta por continuar a ser uma empresa de referência no sector dos recursos humanos, com uma ampla cobertura geográfica e uma grande qualidade no serviço para os seus clientes. Com um volume de faturação de 386 milhões de euros em 2018 (mais 10% que o ano homólogo), a Eurofirms é a primeira empresa espanhola de Recursos Humanos, sendo reconhecida pelo «The Financial Times» pelo terceiro ano consecutivo como uma das 1.000 empresas com maior crescimento da Europa e a única do sector dos recursos humanos.

A empresa conta com uma rede de 107 delegações (91 em Espanha e 16 em Portugal) e uma equipa de mais de 700 profissionais. O modelo de gestão por valores é uma das razões pela qual se tornou uma referência de qualidade no sector dos recursos humanos, consolidando um modelo empresarial próprio que coloca as pessoas e o seu bem-estar em primeiro lugar, obtendo assim melhores resultados.