Por aqui há bicho
À descoberta da fauna em Cacela

Estão de volta os «Passos Contados», passeios pedestres de interpretação da paisagem em Cacela e Vila Real de Santo António, no Algarve. Este ano surge a edição 13, em abril, com um percurso em que participa o biólogo André Pinheiro. Será a 28 de abril, um domingo. O ponto de encontro é às 9H30, em Santa Rita.

Texto: Redação Human

 

Com organização da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, a iniciativa «Passos Contados» tem no próximo dia 28 um percurso repleto de biodiversidade. Explorará uma pequena parte do que a Mata da Conceição tem para oferecer – um refugo de natureza escondida nos pés da Serra do Caldeirão. Tentar-se-á ouvir espécies tão interessantes como o pica-pau-verde ou a toutinegra-de-cabeça-preta, enquanto que pelos caminhos serão procurados rastos de raposa-vermelha ou ouriço-cacheiro. Ao longo do percurso, será discutido o que a paisagem tem de original e as ameaças que se vão aproximando de todos os lados.

André Pinheiro, que liderará o percurso, é licenciado em Biologia Aplicada. Começou a sua carreira no Algarve, num estágio de mestrado no RIAS (Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa), onde criou uma afinidade gradualmente notória com a fauna silvestre, nomeadamente com o grupo das aves. Daí seguiu para Cabo Verde, para trabalhar na proteção de tartarugas, e de volta à Europa trabalhou ainda na Áustria em projetos de reintrodução do falcão-sacre e coruja-dos-urais. Depois ainda fez um desvio pela Austrália, onde trabalhou três meses com o pequeno diamante-mandarim, e regressou à Península Ibérica em 2016 para trabalhar em Espanha no controlo de mortalidade de aves em linhas elétricas na Andaluzia e na Estremadura. Em 2017 aterrou novamente no Algarve – desta vez em Loulé –, onde trabalha desde então com a Associação Almargem, a mais antiga organização não-governamental (ONG) do ambiente do Algarve, assumindo a função de coordenador de educação ambiental. Na Almargem, é responsável pela dinamização de atividades de educação ambiental com os mais jovens através do Centro Ambiental de Loulé e coordena também outros projetos, como o «Festival de Observação de Aves & Actividades de Natureza», de Sagres.

Estes percursos realizam-se aos sábados e aos domingos, entre abril e outubro. Os pontos de encontro são em Santa Rita no CIIPC (antiga escola primária), Cacela Velha (junto à cisterna) ou Vila Real de Santo António (em frente ao Arquivo Histórico Municipal), consoante o percurso. Para os passeios diurnos deverá levar-se merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protetor solar. Para os percursos noturnos, a opção deverá ser por roupa quente, calçado confortável e lanterna.

A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Mais informações: Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, Antiga Escola Primária de Santa Rita, tel. 281 952 600, e-mail (ciipcacela@gmail.com). As participações são limitadas.