Com comida vegetariana e sem glúten
Quinta do Pôpa diversifica oferta gastronómica

Que o enoturismo tem vindo a conquistar um papel importante para os produtores e adegas do nosso país, é certo e sabido. Porém, a Quinta do Pôpa – propriedade vinhateira duriense situada na EN 222, em Adorigo, no concelho de Tabuaço – vai mais longe. Este ano, os irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira dispõem-se a diversificar a oferta gastronómica, abrangendo uma vertente mais saudável. Apostam em alimentos sem glúten, em produtos hortícolas e em leite sem lactose, para além de lanches apropriados para crianças.

Texto: Redação Human

 

O objetivo desta adaptação gastronómica na Quinta do Pôpa passa por satisfazer um maior número de visitantes, dando assim resposta às preocupações alimentares existentes nos dias de hoje e contemplando os visitantes mais novos. Importa assinalar que a Quinta do Pôpa é uma propriedade para todos, incluindo animais – é pet friendly.

As alternativas destinadas a vegetarianos/ piscatorianos e aos celíacos são as quiches de legumes, em vez das bôlas de carne, as empadas de legumes ou de galinha ou peixinhos da horta em vez das alheiras e a salada de bacalhau com cebola, ovo, tomate e salsa – que muda, no caso dos vegetarianos, substituindo o «fiel amigo» pelo grão de bico. Todas estas iguarias contêm ingredientes sem glúten e leite sem lactose.

Vanessa Ferreira, coproprietária da Quinta do Pôpa, assinala: «Quantos aos queijos, temos usado os convencionais, mas quando nos referem intolerância à lactose, ajustamos os menus. Temos tido o cuidado em procurar tanto queijos como enchidos aprovados pela Associação Portuguesa de Celíacos, assim como outro tipo de comida.»

Por sua vez, o «Cesto Infantil», referido no «Pôpa Pic-Nic», e o «Menu Infantil», do «Almoço & Brunch Vínicos», inclui coxinhas de frango, folhados mistos (sem lactose), sopa de cebola, sandes de queijo (pão sem glúten), bolo de maçã ou de laranja, fruta e sumo de laranja natural.

No que toca aos vinhos, estão de boa saúde e recomendam-se. Todos anos há novidades com chancela da Quinta do Pôpa: novas colheitas ou estreias absolutas, como é o caso do «Pôpa TF (Touriga Franca) tinto 2016» e do vinho do Porto «Quinta do Pôpa Vintage 2016». Estes vinhos são desde sempre vegan friendly: no seu processo de produção não são adicionadas quaisquer substâncias de origem animal.

Aberta durante todo o ano, mas entre abril e outubro com horário alargado, a Quinta do Pôpa tem uma oferta enoturística bastante eclética, que pode ser consultada no respetivo site, na área «Enoturismo».

 

A quinta

A Quinta do Pôpa fica na Estrada Nacional 222, na freguesia de Adorigo, concelho de Tabuaço, em pleno Alto Douro Vinhateiro. Na época alta (de dois de abril e 31 de outubro), está aberta de terça-feira a domingo, das 10H30 às 17H30.

O nome e a história da quinta simbolizam a realização de um sonho que tem passado de geração em geração, homenageando Francisco Ferreira, mais conhecido como Pôpa: o seu filho adquiriu parte da propriedade em 2003, mas hoje são os seus netos – Stéphane e Vanessa Ferreira – que estão nos comandos da Quinta do Pôpa, com o objetivo de produzir vinhos de homenagem. Este projeto familiar é apadrinhado desde o início pelo enólogo Luís Pato, mas atualmente conta com a enologia a cargo do jovem João Menezes. Com uma área total de 30 hectares, a quinta tem 14 hectares de vinha, toda de letra A e com apenas castas autóctones, e dos quais quatro são de Vinha Velha, com mais de 80 anos e uma mistura de mais de 21 castas. O resultado são vinhos que aliam a tradição à inovação, com métodos ancestrais na vinha e na vinificação, onde a pisa é feita a pé em lagares de granito, a serem auxiliados pela tecnologia na adega. Os vinhos são equilibrados, estruturados, firmes e frescos, com um true sense of place, ou seja, carregados de genuinidade e sentido de origem.

Sob o conceito de «Vinhos de Homenagem», a Quinta do Pôpa categoriza os seus vinhos em quatro patamares, com a marca «Contos da Terra» na base da pirâmide, seguida da marca «Pôpa» com um branco, um rosé e um tinto de verão («Selection») e um branco e tinto de inverno («Black Edition»). Sob a umbrella «Vinhos de Parcela» estão o «Pôpa VV» (Vinhas Velhas), o «Pôpa TN» (Touriga Nacional), o «Pôpa TR» (Tinta Roriz) e o «Pôpa TF» (Touriga Franca). O «Pôpa Doce» (primeiro vinho tinto doce do Douro), o  «Quinta do Pôpa Homenagem» e o «Quinta do Pôpa Porto Vintage» integram as «Limited Edions».