José Pedro Freitas assume presidência da ANJE

José Pedro Freitas (na foto) é o novo presidente da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários. O antigo vice-presidente da associação substitui Adelino Costa Matos, que se afasta do cargo por questões pessoais e profissionais ligadas ao crescimento das empresas que gere e de que é acionista.

«Trata-se de continuar um projeto construído em conjunto, desenhado pela nossa equipa de forma sustentada e com objetivos bem definidos», assinalou José Pedro Freitas, acrescentando: «O compromisso que assumimos em 2017 enquanto direção é o mesmo. Vamos continuar a fazer um trabalho que consideramos essencial para dinamizar o tecido empresarial português, criando as condições necessárias para que o empreendedorismo e a inovação nacional vá mais além. Desejamos ao Adelino as maiores felicidades e muita sorte para os desafios que tem pela frente, os quais são precisamente um motivo de orgulho para nós e uma inspiração para toda a nossa comunidade empreendedora.»

Adelino Costa Matos, por sua vez, manifestou «profunda gratidão a todos os colegas da Direção e demais órgãos sociais da ANJE, stakeholders, colaboradores e quadros da associação» por todo o apoio que sempre recebeu ao longo do mandato, «o que permitiu lançar e executar a maior parte dos compromissos assumidos na candidatura, designadamente a reestruturação da associação como pedra basilar».

José Pedro Freitas era vice-presidente da ANJE desde janeiro de 2017, tendo já antes integrado os órgãos sociais da associação, mais concretamente o Conselho Fiscal, nos mandatos eleitorais de 2009-2013 e 2013-2017. Iniciou a sua carreira na Accenture, tendo mais tarde exercido funções no Departamento de Controlo e Planeamento da Sogrape Vinhos. Mais recentemente, entre 2009 e 2011, foi head of treasury na Ascendi. É administrador financeiro (chief finantial officer, CFO) no Grupo Mota-Engil desde 2013. Nascido em 1978, é licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa, frequentou o Euromoney Financial Training, tendo ainda concluído um programa de Advanced Business Management na Porto Business School.