Contraste
Vinhos amigos da mesa para beber a qualquer hora

A enóloga Rita Marques está a apresentar as novas colheitas da gama Contraste, dois vinhos pensados para um consumo frequente e despreocupado.

Texto: Redação Human

 

É sob a chancela da Conceito Vinhos, empresa familiar sediada em Cedovim e liderada pela enóloga Rita Marques, que as novas colheitas Contraste Branco 2017 e Contraste Tinto 2016 se apresentam ao mercado. Em cada garrafa, um convite: descobrir a multiplicidade de terroirs e os contrastes da região do Douro, de uma forma simples e descontraída.

O novo Contraste Branco recorda um dos anos mais desafiantes para a região. 2017 ficou marcado por um inverno frio e chuvoso e um verão excessivamente quente, o que atrasou a maturação da uva. Com a experiência e a mestria do binómio viticultura-enologia, foi possível contornar as condições meteorológicas atípicas e colher uvas saudáveis e equilibradas.

Este vinho foi desenhado a partir das castas Rabigato, Códega de Larinho, Códega e Arinto, plantadas em vinhas com cerca de 40 anos, localizadas num pequeno planalto granítico, a alguns quilómetros a oeste de Vila Nova de Foz Côa. Após a vinificação, parte do vinho estagiou durante oito meses em barricas de carvalho francês, o que lhe confere uma impressionante concentração, não descurando a precisão na fruta citrina e a mineralidade. Pronto a beber, é uma excelente companhia para pratos de peixe e vegetarianos, esperando-se mesmo que melhore em garrafa durante cinco a 10 anos.

Já o Contraste Tinto 2016, exemplar vivo de uma colheita de luxo na região, tem origem em vinhas velhas, sendo composto maioritariamente por Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz. Após a fermentação em cubas de aço inoxidável, repousou durante 18 meses em barricas usadas de carvalho francês. O resultado é um vinho sério, com um equilíbrio perfeito entre a acessibilidade da sua juventude e a estrutura tensa e profunda. Sem compromissos com a longevidade, sugere melhorar em garrafa durante pelo menos 10 anos. É um ótimo tinto para pratos do dia-a-dia, como guisados ou estufados.

Integração, harmonia e afabilidade são as palavras de ordem dos vinhos Contraste, já disponíveis em todo o país. A distribuição em Portugal é exclusiva da OnWine Nacional.