Água
Os Mosqueteiros sensibiliza para a poupança

Na data em que se comemorou o «Dia Mundial da Água», 22 de março, o Grupo Os Mosqueteiros anunciou um concurso nas escolas portuguesas de norte a sul do país em parceria com a Texto Editora. «Vamos poupar água com o Pafi» é o nome do desafio que tem como objetivo sensibilizar os mais novos para a poupança de água. As duas entidades lançam o repto a alunos de 2.000 escolas de todo o país para desenvolverem conselhos e dicas úteis para a poupança de água, ilustrados com a mascote do grupo, o Pafi. Os trabalhos poderão ser entregues até 27 de maio.

Texto: Redação Human

 

O desafio «Vamos poupar água com o Pafi» foi lançado às turmas de primeiro ciclo do ensino público e privado de 2.000 escolas de todo o país. O objetivo é que através do trabalho em equipa aliado a atividades da área de Expressões os alunos reflitam sobre o tema e desenvolvam dicas e conselhos para a poupança de água. As escolas com trabalhos vencedores irão ser premiadas com tablets e vales de compra Intermarché para material escolar. O primeiro prémio irá ainda receber uma experiência inesquecível partilhada por todos os alunos da turma e uma festa com a mascote do grupo de distribuição, o Pafi.

João Magalhães, administrador do Grupo Os Mosqueteiros, explicou como tudo surgiu: «O projeto ‘Vamos poupar água com o Pafi’, dirigido a escolas do primeiro ciclo de norte a sul do país, surgiu da necessidade de alertar os mais novos para uma atitude cívica responsável, sensibilizando-os para a preservação dos recursos hídricos.»

De assinalar que o Grupo Os Mosqueteiros, do qual fazem parte as insígnias Intermarché, Bricomarché e Roady, tem desenvolvido um sólido trabalho na sensibilização dos mais novos para diversos temas cívicos. O primeiro destes desafios às escolas aconteceu em 2018 e teve como objetivo sensibilizar e alertar os mais novos para a necessidade de proteção e preservação da floresta.

Estes concursos escolares foram desenvolvidos com o intuito de aprofundar a vertente educativa do projeto de apoio aos bombeiros, que nos últimos três anos se traduziu na edição de três livros que alertam para a importância do papel dos bombeiros na sociedade e para a preservação da floresta. As receitas da venda dos três livros já permitiram adquirir 3.000 equipamentos de proteção individual, material fundamental para a segurança dos bombeiros portugueses.