Lisboa, Porto e Braga
«BoCA – Biennial of Contemporary Arts»

A «BoCA – Biennial of Contemporary Arts» vai ter a sua segunda edição de 15 de março a 30 de abril, em Lisboa, Porto e Braga. É apresentada hoje em Lisboa, a partir das 17 horas, Teatro Nacional D. Maria II.

Texto: Redação Human

 

A edição de 2019 da «BoCA – Biennial of Contemporary Arts» tem hoje a apresentação pública em Lisboa (Teatro Nacional D. Maria II, pelas 17 horas). Trata-se de um evento marcado para 15 de março a 30 de abril de 2019, em Lisboa, Porto e Braga.

John Romão, o diretor artístico, irá dar a conhecer toda a programação, os artistas nacionais e internacionais, as entidades parceiras e os espaços que responderam ao seu desafio de colocar em diálogo os vários territórios artísticos da bienal.

Seguir-se-á a performance «Como Fazer uma Máscara», de Pedro Barateiro. Haverá depois um beberete ao som da DJ Chima Hiro (Chen Zen).

Na «BoCA 2019» as artes visuais, as artes cénicas, a performance e a música dialogam de forma cruzada nas catedrais da nossa contemporaneidade: museus, teatros, galerias, discotecas, igrejas e espaço público.

A performance «Como Fazer uma Máscara» (na imagem) é um monólogo, acompanhado por um conjunto de imagens projetadas, em que o artista tenta pensar a questão da máscara, através de dispositivos de linguagem e imagem e exemplos que vão da história do teatro ocidental a testes de personalidade. Feita e apresentada pela primeira em 2011, a performance foi desenvolvida numa altura em que a presença dos social media começava a fazer parte da identidade dos seus utilizadores, servindo de espaço de projeção do indivíduo nos grupos e coletivos que ali se formavam. A crescente exposição de dados pessoais nestas plataformas, e a sua consequente manipulação por empresas que analisam os dados, tem consequências na construção da subjetividade do indivíduo e também nas movimentações sociais e políticas.