Número 117, janeiro-fevereiro de 2019

É a edição que marca o início do caminho da «human» não apenas em 2019 mas com periodicidade bimestral. Como já tinha sido anunciado, foi a opção natural para conjugar o projeto quer com o reforço das plataformas on-line, quer com as diversas realizações que estão associadas à revista, assim como a outros projetos da empresa, a Just Media.

A mudança na periodicidade fez com que cada edição seja agora maior do que era habitual. Nesta, destacam-se temas como o recrutamento e os seus grandes desafios, os contributos do coaching executivo para as organizações, um dossier sobre consultoria de recursos humanos, o impacto da gestão de frotas nas empresas e nas suas pessoas e ainda o mundo de novas possibilidades que o e-learning coloca à formação. Destaca-se também, como não poderia deixar de ser, a entrevista de capa, com a diretora de recursos humanos da Schneider Electric em Portugal, Ana Simões, que a certa altura fala desta empresa global que caminha para os dois séculos de existência sempre em transformação. Ana Simões diz mesmo a certa altura: «Os nossos líderes, começando pelo nosso CEO [chief executive officer], colocam as pessoas no centro da transformação, e para nós são as grandes pessoas que fazem da Schneider Electric uma grande empresa.» Pelo que se lê na entrevista, não é difícil acreditar.

 

Resumo da edição

– Editorial: António Manuel Venda

– Zoom: Múltiplos Olhares/ Dicas (Mentoring)/ Flash Interview (Patrícia Peras, da Bravemind)/ Evento em Destaque («IV Fórum de Líderes para a Gestão do Talento»)/ Tecnologia (Apoio ao processamento salarial)

– Primeira Opinião: Marta Branquinho Garcia

– Entrevista de Capa: Ana Simões

– Espaço Executivo: Logística, liderança e novas competências

– Especial: Recrutamento

– Case Study: Feelslikehome

– Em Direto: Artur Nunes, da Humanpersi

– In Loco: «Conferência Human 2018»

– Reportagem: Empresas, executivos e coaching

– Opinião: Processamento salarial, desafios e novidades para 2019

– Em Foco: e-Learning

– Dossier: Consultoria RH

– Estórias Revividas: «Sem mim…»

– Perspetivas: Gestão de frotas

– Espaço RH: Em Síntese/ Legislação/ Web/ Com Atitude… (José Duarte Dias)/ Livros/ Agenda

– Lifestyle: Automóvel (SEAT Tarraco)/ Restaurante (Intimista)/ Cinema/ Teatro/ Música/ Leitura/ Montra

Última Página: António Souto

 

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

 

Edições anteriores

 

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação bimestral de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.