ATEC no projeto europeu «QMS4VET»

A ATEC esteve na Holanda para a primeira semana de trabalho do projeto europeu «QMS4VET». Seis organizações de educação e formação profissional (EFP) de vários países europeus (entre elas a ATEC) estão trabalhar em conjunto num novo projeto intitulado «Integração de Resultados de Aprendizagem em Gestão de Qualidade e Harmonização de Padrões de Qualidade em Educação Profissional e Treinamento na Europa, QMS4VET», financiado pelo ação KA 2 do programa Erasmus +. As organizações de EFP são provenientes de Finlândia, Áustria, Portugal, Alemanha, Escócia e Holanda.

Entre 21 e 25 de janeiro, todos os parceiros do «QMS4VET» visitaram a Escola Aventus, em Apeldoorn (Holanda), para sua primeira semana de projeto. Tanto a Aventus (Holanda) como a Escola BBS Syke EUROPASCHULE (Alemanha) apresentaram algumas práticas do seu sistema de gestão da qualidade. A Aventus concentrou-se no seu exame baseado em competências e a BBS Syke EUROPASCHULE apresentou a orientação em torno da sua educação de nível 1, a fim de reduzir o abandono escolar.

Juntamente com estas apresentações, os peritos de cada instituição tiveram a oportunidade de observar um exame real de gestão na área de informática da Aventus. De seguida a equipa desenvolveu uma análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças) e uma recomendação de implementação passo-a-passo para cada uma das práticas apresentadas.

Os principais objetivos desta parceria são aprender uns com os outros, concentrar-se nos pontos fortes de cada prática parceira/ país e apoiar a implementação das melhores práticas para integrar ainda mais a abordagem de resultados de aprendizagem como parte dos sistemas de gestão da qualidade.

Os parceiros do grupo de trabalho são os seguintes: Stichting Regionaal Opleidingen Centrum Aventus (Holanda) – coordinador, ATEC (Portugal), BBS Syke EUROPASCHULE (Alemanha), bit Schulungscenter GmbH (Áustria), West Lothian College (Escócia) e Kainuun ammattiopisto (Finlândia).