ITSector perspetiva crescimento

A tecnológica ITSector, especialista no desenvolvimento de software para o sector financeiro, prevê um crescimento do seu volume de negócios superior a 20% em 2019, atingindo os 22 milhões de euros.

Depois de ter fechado o último ano com uma faturação de 18 milhões, superando os objetivos inicialmente fixados e que apontavam para um valor na ordem dos 16, a empresa vai este ano intensificar a atividade na América do Norte e continuar o enfoque na transformação digital bancária em clientes de países europeus.

Jorge Ferreira (na foto), vice-presidente da ITSector, assinalou: «A Europa e o Canadá foram os mercados em que os serviços da ITSector mais cresceram em 2018, contribuindo ativamente para um volume de exportações que rondou os 30%. Este ano, com a banca digital a atravessar um período de assinalável investimento, inclusive em Portugal, e com os longos anos de experiência neste domínio, estamos bem posicionados para voltar a crescer de forma sustentada nestes mercados.»

Paralelamente, a ITSector está também a preparar o lançamento de mais uma spin-off. Depois de nos últimos quatro anos ter criado a ebankIT, que atua com produtos omnicanal na área da banca, e a ITSCREDIT, focada no desenvolvimento de produtos inovadores para a área de crédito, este ano vai apresentar ao mercado a SecuritySide, uma start-up especializada na área da cibersegurança para a banca, totalmente focada no desenvolvimento de soluções inovadoras para proteger as instituições financeiras e os seus clientes.

Sobre esta aposta, o responsável referiu: «Os ataques em massa que são efetuados diariamente na Internet são cada vez mais precisos e orientados, quer às instituições, quer aos utilizadores finais, aumentando exponencialmente o risco associado às transações financeiras on line. As soluções da SecuritySide vão permitir alavancar os sistemas de defesa das plataformas financeiras on-line contra fraude, phishing e outros riscos associados às suas atividades na Internet.»

Depois de ter terminado 2018 com um número de colaboradores que ultrapassa os 400, número que compara com os 300 de dezembro de 2017, a ITSector destaca ainda a necessidade de, para alcançar os objetivos de crescimento a que se propõe em 2019, manter durante o ano a elevada taxa de contratações que tem vindo a realizar.

Recorde-se que, neste sentido, a tecnológica anunciou recentemente estar já em fase de recrutamento com vista à contratação de 50 profissionais na área de TI (tecnologias de informação) para o Centro de Tecnologias Avançadas (CETAN), que detém em Bragança, onde vai triplicar as instalações em 2019.

No último ano, a ITSector duplicou também as instalações do CETAN de Aveiro, tendo ainda aumentado consideravelmente o espaço para comportar novas contratações destinadas a operar a partir do Porto, onde tem a sede.