Rita Mourinha
«A nossa equipa em Portugal continua a crescer.»

A representante da Seresco em Portugal, e responsável da área comercial, Rita Mourinha, fala da atividade da empresa no nosso país. Outsourcing de processamento salarial e gestão administrativa de recursos humanos são os focos no nosso mercado.

Texto: Redação «human»

 

Quais são as vossas principais áreas de atuação junto do tecido empresarial?

O grupo Seresco tem cinco áreas de atuação distintas, baseadas em soluções TIC [tecnologias de informação e comunicação], sendo que em Portugal nos dedicamos exclusivamente a outsourcing de processamento salarial e gestão administrativa de recursos humanos.

Que soluções destaca na área em que trabalham em Portugal?

A Seresco desenhou, ao longo dos anos, uma gama de serviço o mais completa e adaptável possível às necessidades das empresas. Fazemo-lo através de uma ferramenta potente e adaptável, desenvolvida por nós, o software «Milena», sendo nele que efetuamos a gestão de salários e a gestão administrativa de recursos humanos, colocando-a à disposição do cliente. Possibilitamos ainda diferentes interfaces com outros suportes tecnológicos que o cliente já tenha na sua organização e também a possibilidade de ter o Portal de Empregado e uma plataforma exclusiva para indicadores de gestão.

Ou seja, têm uma solução que pode adaptar-se ao contexto de cada empresa cliente…

Sim, o software «Milena» é adaptável e flexível. Não poderia ser de outra forma, pois apesar de o payroll seguir a lei do trabalho, a empresa cliente pode ter especificações muito próprias, por exemplo a nível de reporting, que podem requerer adaptações.

Pode dar um exemplo de um desafio colocado por uma empresa que tenha exigido, digamos assim, um esforço suplementar da Seresco?

Temos um caso recente, de um projeto internacional que tinha como objetivo a estandardização de processos, através de várias ferramentas informáticas que trabalham em conjunto. Assim, além da nossa ferramenta de salários, tivemos a implementação por outros parceiros de ferramentas globais que conduzem a inputs mensais para o processamento de salários. Projetos assim são sempre mais desafiantes, pois trabalhamos com equipas multidisciplinares de vários países, responsáveis por diferentes tecnologias, que acabam por ser transversais ao grupo a que a empresa cliente pertence.

Consegue destacar um projeto em que tenham sido conjugadas diversas soluções da Seresco numa empresa cliente?

Posso destacar um projeto, do Grupo Alcampo, que detém o Auchan Retail. Apesar de não ser realizado em Portugal, a sua dimensão exigiu a conjugação de várias soluções. O projeto correspondeu à externalização de 20 mil salários mensais, onde foi desenvolvida solução de calendários de horários de trabalho à medida, vários módulos para o Portal de Empregado, prevenção de riscos laborais, gestão de talento e avaliação de desempenho.

Como vê o mercado português e como o compara com os de outros países onde estão presentes?

O grupo está presente em vários países da Europa e da América do Sul, no entanto, e ficando apenas na área de negócio que desenvolvemos aqui, podemos dizer que Portugal se encontra numa fase de expansão. Podemos dividir o mercado português em duas partes, com características de projeto distintas. Uma com uma negociação local e com tomada de decisão mais próxima, correspondente ao tecido empresarial nacional. Aí procura-se soluções de salários e soluções que permitem aos empregados conectar-se à distância com a empresa através de soluções como o Portal de Empregado. Outra parte, a internacional, que na maioria das vezes provém de projetos de externalização global das multinacionais ou, simplesmente, por os responsáveis de recursos humanos não estarem em Portugal. Esta parte internacional já se caracteriza por necessidades distintas, consequência de políticas e necessidades internas aos grupos a que pertencem.

Falou de uma fase de expansão…

A tendência de crescimento verifica-se através da nossa própria equipa de trabalho em Portugal, que continua a crescer, e pelo aumento de volume de negócio. Fazermos comparações com outros países acaba por ser difícil, uma vez que a base de comparação não é a mesma, somos um país mais pequeno, com tecido empresarial e volume de negócios distintos, não sendo por isso uma comparação justa para Portugal. Podemos sim dizer, por fazermos parte da PSA [Payroll Service Alliance] e por estarmos presentes a nível Ibérico, que a nível europeu existem países que têm a cultura do outsourcing de salários mais enraizada do que nós em Portugal, mas, como referi, a tendência tem vindo a acentuar-se também cá.

A tecnologia marca de forma clara a vossa atividade?

Sem dúvida! Completamos 50 anos em 2019, e este tempo foi marcado pelos diferentes períodos tecnológicos. Temos uma ferramenta de trabalho, que já referi, o software «Milena», desenvolvido por nós, mas antes tivemos outras ferramentas que acabaram por se tornar obsoletas com o evoluir do sector, tendo sido substituídas. O mesmo para o Portal de Empregado, que é agora mais atual, mais user friendly do que há alguns anos. No fundo, a tecnologia avança e, tendo o nosso serviço uma grande componente tecnológica, temos que ter capacidade de adaptação e evolução constante para permanecermos como parceiros ideais no mercado.

Que tipo de pessoas e de competências procuram para trabalhar na Seresco?

A Seresco é uma empresa de pessoas, em que acreditamos que a formação e a visão de futuro são imprescindíveis e transversais a qualquer colaborador. Claro que falando no mundo digital atual, destacamos as competências digitais e linguísticas, aliadas ao know-how na área laboral.

 

 

»»» Rita Mourinha é a representante da Seresco em Portugal, e responsável da área comercial. A Seresco é uma empresa espanhola, especializada em soluções de software e serviços no âmbito das tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Fundada em 1969, presta serviços a mais de 1.000 clientes nas áreas de gestão empresarial e formação, cartografia e cadastro, infraestruturas e serviços, desenvolvimento de software, recursos humanos e processamento salarial. Conta com vários centros de serviços, em Madrid, Barcelona, Oviedo, Vigo e Lisboa, e tem ainda escritórios no Equador, na Costa Rica, na Bolívia e na Colômbia. A Seresco é sócio fundador da AMETIC desde 2011 e efetuou parcerias interna­cionais com a Payroll Service Alliance, a qual integra as principais em­presas de serviços de processamento salarial e processa mensalmente 30 milhões de recibos salariais. Está presente em Portugal desde 2004, onde presta serviços de outsourcing em recursos humanos e processamento de salários.