Coaching sistémico de equipas, com Peter Hawkins

A CEGOC, empresa especializada em transformação de recursos humanos e desenvolvimento profissional, lançou a terceira edição da formação em coaching sistémico de equipas, que será novamente ministrada pelo conceituado professor Peter Hawkins. Esta edição irá incluir o nível 1, que se realiza de 22 a 24 de maio, e, pela primeira vez em todo o mundo, o nível 2, que decorre de 29 a 31 de maio, em Lisboa. As inscrições realizadas até dia 28 de fevereiro beneficiam de preço de early-bird.

A iniciativa da CEGOC vem reforçar a sua oferta e a sua especialização na área de coaching, sendo dirigida a coaches experientes, consultores e líderes de equipas que pretendam desenvolver as capacidades para fazerem coaching de equipas, uma ferramenta útil e eficaz que tem vindo a conquistar cada vez mais empresas e organizações em todo o mundo.

A formação pretende dotar os participantes de um domínio superior sobre cada uma das cinco disciplinas e sobre como fazer coaching a uma equipa em cada uma das diferentes vertentes, conseguindo os participantes aplicar um instrumento de diagnóstico de perfil de equipa de alto desempenho a uma equipa com que trabalhem, que liderem ou da qual façam parte. Em termos de métodos, a formação fica marcada pela utilização de práticas simuladas para exploração detalhada das diferentes etapas de uma intervenção de coaching em ambiente de equipas assim como exercícios experienciais para cada uma das cinco disciplinas de coaching de equipas. Serão relevados vários estudos de caso que permitirão aos participantes uma maior clarividência e um maior discernimento acerca da oportunidade de uma intervenção de coaching de equipas.

Serão ainda aplicadas metodologias dinâmicas, com recurso a técnicas de real-play, que possibilitam a utilização prática e real das técnicas e dos conceitos preconizados no programa. Será também feita a análise a diversos estudos de caso sobre intervenções de coaching de equipas em diferentes sectores de atividade, países e ambientes culturais.

Os três dias iniciais de formação de nível 1 conferem um certificado em coaching sistémico de equipas e a equivalência ao módulo de base para aqueles que pretendam aprofundar os seus conhecimentos nesta área através da aquisição do «Diploma Internacional em Coaching Sistémico de Equipas». Este curso atribui 16 unidades CCE da International Coach Federation (ICF) na área de competências chave (core competencies) e três unidades CCE da ICF na área de desenvolvimento de recursos (resource development).

 

Novidade Mundial – Nível 2

Pela primeira vez a nível global, Peter Hawkins irá lecionar o nível 2 da formação em coaching sistémico de equipas. Este workshop destina-se a todos aqueles que concluíram o nível 1 do «Systemic Team Coaching Programme» e pretendem elevar os seus conhecimentos de forma a aplicarem o coaching a equipas executivas e/ ou a várias equipas dentro da mesma organização. No nível 2, os participantes terão a oportunidade de trazer um desafio inspirado na sua própria experiência de equipa ou proveniente de uma outra equipa à qual tenham aplicado os princípios do coaching, de forma a explorarem e colocarem em prática os conhecimentos adquiridos durante o programa.

Este curso atribui também 16 unidades CCE da ICF na área de competências chave e três unidades CCE da ICF na área de desenvolvimento de recursos.

No final da formação de nível 2, os participantes deverão ser capazes de:

– conhecer as melhores formas de «vender» projetos de coaching sistémico de equipas;

– realizar um diagnóstico ao estado atual da equipa e ao respetivo processo de co-diagnóstico e co-descoberta;

– desenhar um programa de coaching para equipas (com a duração de um ano);

– promover o coaching de equipa através das disciplinas de validação (comissioning) e esclarecimento (clarifying);

– trabalhar com a dinâmica de equipa na disciplina de co-criação (co-creating);

– fomentar o envolvimento da equipa com os seus principais stakeholders na disciplina de comunicação (connecting);

– capacitar uma equipa para que esta se torne uma learning team;

– trabalhar com abordagens complementares ao coaching de equipa – conceitos de constellation e sculpting;

– passar do coaching de equipa para o coaching da «equipa das equipas» – promover o coaching aplicado às conexões entre várias equipas dentro da mesma organização.

 

Peter Hawkins

Peter Hawkins é presidente emérito do Bath Consultancy Group. Conceituado professor na Henley Business School, é ainda fundador e presidente da Renewal Associates. Aos méritos alcançados como consultor, escritor e também investigador, junta o reconhecimento internacional nas áreas de liderança, desenvolvimento de equipas de direção, mudança de cultura, coaching executivo e coaching sistémico de equipas. Nos últimos 35 anos, trabalhou com várias empresas líderes internacionais na promoção da transformação organizacional, ajudando-as a desenvolver a sua missão, os seus valores e as suas estratégias para o futuro. Entre os seus best-sellers, destacam-se títulos como Leadership Team Coaching in Practice (Kogan Page), Creating a Coaching Culture (McGraw Hill) e The Wise Fool’s Guide to Leadership (O Books).

 

Mais informação sobre o curso aqui.