A seguradora portuguesa Fidelidade reforçou a sua estratégia de expansão internacional através da compra de 51% da seguradora peruana La Positiva Seguros y Reaseguros. A finalização da aquisição da posição de controlo da companhia peruana, com a conclusão da OPA (oferta pública de aquisição), permite a entrada da Fidelidade no mercado latino-americano e tem ainda maior relevância porque ocorreu em plena concorrência com algumas das maiores companhias de seguros europeias e americanas. A seguradora portuguesa diversifica assim o seu âmbito de atuação, desenvolvendo novas oportunidades para o crescimento do negócio, consolidando assim a sua presença internacional, que chega já a quatro continentes.
Jorge Magalhães Correia, presidente do Grupo Fidelidade, assinalou: «A conclusão deste processo de aquisição é mais um passo na consolidação da estratégia de internacionalização da Fidelidade, aproveitando o potencial de crescimento económico sustentado do mercado peruano, marcando também o início da nossa expansão na América Latina.»
Andreas von Wedemeyer, presidente da La Positiva Seguros y Reaseguros, afirmou por sua vez: «Estamos convencidos de que com a liderança da Fidelidade e o contínuo compromisso com os nossos acionistas e clientes podemos continuar a crescer no mercado segurador. Para além disso, com o acréscimo de uma gama maior de produtos, o nosso conhecimento e a experiência do cliente, bem como a melhoria dos processos e a tecnologia que a Fidelidade irá trazer, será possível aumentar a nossa participação no mercado peruano.»
A Fidelidade
A Fidelidade, cujas origens remontam a 1808, tem no mercado segurador em Portugal 31% de quota de mercado. Oferece seguros vida e não vida na Europa, na Ásia e em África. Com receitas superiores a 3.700 milhões de euros em 2017, tem ativos sob gestão no valor de 15,5 mil milhões de euros e conta com mais de 3.600 funcionários.
A La Positiva
Quarto maior grupo do sector segurador no Perú, a La Positiva tem uma quota de mercado de 11%, prémios consolidados que ultrapassam os 500 milhões de dólares, investimentos de 1,2 mil milhões de dólares e mais de 3,8 milhões de segurados. Como grupo, oferece uma gama abrangente de seguros não vida e vida, para clientes individuais e empresas. Está presente no Perú, na Bolívia, no Paraguai e na Nicarágua.