Usar corretamente a climatização
Conselhos para que o frio não prejudique a visibilidade

Para desembaciar os vidros, deve elevar a temperatura do ar condicionado ao máximo por alguns momentos, orientando as saídas dos ventiladores para os vidros. Circular com uma temperatura de 21,5ºC, distribuindo o ar homogeneamente pelo habitáculo, é uma das formas de garantir uma condução confortável e segura. Ao contrário do ar condicionado, o aquecimento não consome combustível nem água adicionais.

Texto: Redação Human

 

Temperaturas à volta dos zero graus, um metro de neve, pisos gelados e ventos gélidos. A vaga de frio que afeta por estes dias grande parte da Europa cria este e outros cenários, como o dos vidros do automóvel facilmente embaciados. Seguem-se alguns conselhos da SEAT a ter em conta para um melhor conforto e maior segurança quando se circula nesta época de temperaturas baixas.

– Como desembaciar os vidros É a diferença entre a temperatura baixa no exterior e mais elevada no habitáculo que provoca o embaciamento dos vidros. «Quando ficamos nesta situação, devemos aumentar a temperatura do ar condicionado ao máximo e dirigir o fluxo do ar para o para-brisas e para os vidros», explica María García, engenheira no Departamento de Desenvolvimento e Aerodinâmica da SEAT. Sistemas como o Defrost Max, que estão presentes em modelos como o SEAT Ateca, permitem acelerar este processo.

– Encasacados ao volante Luvas, casacos e cachecóis limitam os movimentos, e por isso reduzem a segurança na condução. «As luvas são recomendáveis apenas em casos excecionais quando as temperaturas baixas reduzem a sensibilidade das mãos», esclarece a especialista.

– Bancos aquecidos São a solução para aquecermos mais rapidamente. Este equipamento garante calor de forma uniforme e em apenas três minutos. «Devem ser ligados logo que entramos no carro, e a temperatura deve ser ajustada consoante aquecemos, devendo evitar-se uma utilização prolongada num nível elevado», aconselha María García.

– A temperatura ideal para viajar É de 21,5ºC e denomina-se como «temperatura de conforto». A opção Auto da climatização serve exatamente para ajustar de forma automática a temperatura do habitáculo do veículo. «Ativando-a, consegue-se uma distribuição homogénea: metade do ar quente sai para os pés a cerca de 40º, arrefecendo consoante sobe até ao nível da cabeça, para nos mantermos mais atentos ao volante», explica a engenheira. De facto, conduzir com calor elevado na parte superior do corpo pode provocar sonolência: «Circular com 35ºC é o equivalente a conduzir com uma taxa de alcoolemia de 0,5 G/L», avisa.

– Calor sem custos adicionais O aquecimento não gasta combustível nem água adicional. Isto porque «é a água quente do motor que é utilizada na climatização, regressando ao motor a uma temperatura mais baixa, razão pela qual até se torna benéfico para o radiador do motor esta circulação», assinala ainda María García.

 

A SEAT

A SEAT é a única companhia no seu sector com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, tem a sua sede em Martorell (Barcelona), exportando 80% dos seus veículos e estando presente em mais de 80 países dos cinco continentes. Em 2017, obteve 281 milhões de euros de lucros depois de impostos, vendeu perto de 470 mil veículos e alcançou um volume de negócios recorde superior a 9.500 milhões de euros.

O Grupo SEAT emprega mais de 15 mil profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell. Aí fabrica o Ibiza, o Leon e o Arona. Adicionalmente, produz os modelos Ateca e Toledo na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

O centro técnico da SEAT configura-se como um núcleo de conhecimento que integra cerca de 1.000 engenheiros. Estes têm como objetivo impulsionar a inovação do maior investidor industrial I&D (investigação e desenvolvimento) em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.