Edenred no mercado de soluções de frota e mobilidade do Reino Unido

A Edenred, que tem posição de destaque a nível global em soluções transacionais para empresas, colaboradores e comerciantes, anunciou a assinatura de um acordo para adquirir 80% do capital do grupo The Right Fuelcard Company (TRFC), quarto player de programas de gestão de cartões de combustível no Reino Unido. Ao expandir-se para este mercado, um dos maiores da Europa, a Edenred consolida a sua posição como fornecedora global de soluções de frota e mobilidade, de acordo com seu plano estratégico «Fast Forward».

Através da aquisição do grupo TRFC – que ajuda cerca de 27 clientes corporativos, no Reino Unido, a otimizar a gestão das suas frotas de veículos pesados e ligeiros –, a Edenred está a estabelecer uma posição relevante neste importante mercado eEuropeu de cartões de combustível. Os cerca de 150 mil utilizadores de cartões do grupo TRFC podem abastecer em 90% das estações de serviço do Reino Unido, utilizando cartões de combustível de uma única marca, como os cartões euroShell e BP Plus; ou cartões multimarca, que conferem o acesso a revendedores de combustível independentes e a supermercados. O grupo TRFC, com sede em Leeds e em Glasgow, espera gerar mais de 11 milhões de libras em EBITDA (resultados antes de impostos, juros e amortizações) relativas ao ano transato.

Todos os anos, as empresas consomem mais de 19 biliões de litros de combustível para garantir a circulação das suas frotas no Reino Unido, tornando o país num dos principais mercados da Europa, para além de França e da Alemanha. Este acordo é um importante e novo marco para a Edenred, colocando o grupo em que se insere na rota das soluções ligadas à frota e mobilidade.

A aquisição de 80% do capital do grupo TRFC da Rontec e do grupo Bayford representará um gasto de cerca de 95 milhões de libras e aumentará o EBIT (resultados antes de jutos e impostos) e o lucro líquido, pela participação do grupo a partir de 2019. A conclusão desta transação está prevista para o início de 2019, sujeita à aprovação da autoridade da concorrência do Reino Unido.

Antoine Dumurgier, chief operating officer para a área de Fleet & Mobility Solutions na Edenred, assinalou: «Estamos muito satisfeitos com esta transação, que permitirá à Edenred continuar a sua expansão na área das soluções de frota e mobilidade, proporcionando-nos de forma direta um lugar de destaque num dos maiores mercados da Europa. A aquisição da The Right Fuelcard Company, com o seu conhecimento amplamente reconhecido e o seu sólido posicionamento de mercado, abrirá grandes oportunidades de crescimento e de rentabilidade.»

Por sua vez, Adam Walsh, managing director da The Right Fuel Card Company, assinalou: «É um enorme prazer associarmo-nos à Edenred, um grupo global com um rápido crescimento e que se tornou um dos principais players do sector de frota e mobilidade. Juntamente com o know-how das nossas equipas, a liderança da Edenred, em termos inovação e de tecnologia, ajudará a acelerar o crescimento da TRFC no mercado do Reino Unido.»

 

Nota: foto GettyImages