Distinguida pela Câmara de Lisboa
Bertrand do Chiado é «Loja com História»

A livraria Bertrand do Chiado, a mais antiga do mundo, acaba de receber a distinção de «Loja com História», atribuída pela Câmara Municipal de Lisboa.

Texto: Redação Human

 

Livraria mais antiga do mundo, reconhecida pelo «Guinness World Records», a Bertrand consta da mais recente lista do programa municipal «Lojas com História». Este programa, criado pela Câmara Municipal de Lisboa em 2015, tem como prioridade trabalhar com o comércio tradicional e histórico de Lisboa no sentido de, por um lado, preservar e salvaguardar estes estabelecimentos e o seu património material, histórico e cultural e, por outro, dinamizar e reativar a atividade comercial, essencial para a sua existência.

Paulo Oliveira, chief executive officer (CEO) da Livraria Bertrand, referiu a propósito desta distinção: «A Livraria Bertrand do Chiado, que está, desde 1732, indelevelmente ligada à história do livro em Portugal, não é apenas a livraria mais antiga do mundo, sendo também a bandeira da maior rede de livrarias do nosso país. Assumindo esta enorme responsabilidade, a Livraria Bertrand do Chiado acarinha e desenvolve continuamente o que reconhece ser o seu papel de agente dinamizador de cultura, quer através da disponibilização de um catálogo de títulos com uma abrangência e uma profundidade pouco comuns, visando garantir aos leitores o acesso a uma oferta eclética, desde os títulos do momento àqueles que, apesar da sua reconhecida importância, tendem a ser preteridos nas estantes, quer através da promoção de uma agenda cultural muito diversificada e dinâmica, contemplando eventos de apresentação de livros, sessões de autógrafos, debates e tertúlias literárias, para além de clubes de leitura. É com muito orgulho que vemos a Livraria Bertrand do Chiado associada a esta iniciativa, o que, estamos certos, também enriquece um programa indubitavelmente importante para a dinamização do comércio da cidade e para a preservação do seu património material, histórico e cultural.»

Mais informações sobre o programa «Lojas com História» no respetivo site oficial, aqui.

 

A Bertrand Livreiros

Bertrand é hoje o nome da mais antiga livraria do mundo e da maior rede de livrarias portuguesa, com uma superfície comercial atual que ultrapassa os 11 mil metros quadrados, distribuídos por Portugal Continental e Ilhas, além de uma livraria on-line em www.bertrand.pt que disponibiliza o maior catálogo de livros em Portugal, com mais de oito milhões de referências entre livros em português, inglês, francês e castelhano e um serviço de entrega em 24 horas para dezenas de milhares de livros.

Fundada em 1732 por Pedro Faure, que era de origem francesa, a primeira Livraria Bertrand abriu portas na Rua Direita do Loreto, no Chiado, e mantém-se desde a segunda metade do século XVIII nos números 73-75 da Rua Garrett, para aonde se transferiu por força do Grande Terramoto de 1755.

Cada livraria é concebida a pensar no público-alvo a que se destina, tendo em conta a sua localização. Assumindo a vocação de ser um espaço de encontro e de cultura, todas as lojas têm uma personalidade própria, promovendo diferentes atividades – leituras, sessões de autógrafos, tertúlias, exposições, lançamentos, entre outras.