Nestlé adota Workplace by Facebook

A Nestlé acaba de adotar o Workplace by Facebook como ferramenta global de comunicação interna, utilizada para ligar os seus profissionais e melhorar o atendimento aos consumidores.

O anúncio surge numa altura em que a maior e mais recente equipa de colaboradores da empresa se junta à plataforma, como parte de um processo que teve início há apenas nove meses. Hoje, cerca de 210 mil dos funcionários da Nestlé em todo o mundo usam a plataforma para se ligarem entre si e colaborar.

A Nestlé prometeu mudar mais rapidamente para transformar as boas ideias em ótimos produtos, de modo a responder à procura cada vez mais rápida no mercado de consumo. Com a maioria dos seus funcionários ativa na plataforma, o Workplace já está a fazer a diferença: o envolvimento interno é maior e as respostas são mais rápidas. As pessoas estão ainda a experimentar e a colaborar mais, além de partilharem informações e ideias.

O Workplace oferece recursos familiares do «Facebook» como o feed de notícias, grupos, messaging, eventos e transmissões ao vivo, bem como uma integração móvel permanente. E uma vez que o Workplace é fácil de usar, possibilita a integração e a ligação de todos os funcionários, independentemente do local onde se encontram.

A primeira fase de adoção incluiu os mercados de México, Brasil, Médio Oriente e África do Sul e teve um envolvimento 25 vezes maior por post, com uma elevada taxa de utilização em dispositivos móveis. Entre outras vantagens, os gestores podem usar o vídeo ao vivo para se ligar diretamente com os funcionários em diferentes locais. As equipas de vendas podem também usar o Workplace para check-ins diários e partilhar informações e práticas recomendadas.

Sobre a mudança para a plataforma Workplace, o vice-presidente executivo da Nestlé, Chris Johnson, afirmou: «A Nestlé tem um ambiente muito focado nas pessoas. E nós confiamos realmente nas nossas talentosas equipas para gerir mais de duas mil marcas da Nestlé em todo o mundo. Ajudamos os nossos funcionários a desenvolver o seu trabalho e damos-lhes as ferramentas certas, pelo que o Workplace se ajusta na perfeição.»

Esta mudança para o Workplace faz parte do compromisso da Nestlé de capacitar as pessoas e fomentar uma cultura de elevado desempenho. A empresa está a movimentar-se cada vez mais no sentido de oferecer configurações de escritório abertas e ambientes de trabalho mais flexíveis.

O Workplace by Facebook é também um ótimo exemplo da estratégia da Nestlé para adotar constantemente as melhores tecnologias e os melhores sistemas. Filippo Catalano, diretor de informática da Nestlé, explicou: «Hoje, usando o Workplace by Facebook, podemos oferecer aos nossos funcionários em todo o mundo uma plataforma para criar conexões, permitindo uma partilha de informações mais rápida e envolvente.»

Por sua vez, Julien Codorniou, vice-presidente da Dvisão Workplace by Facebook, disse: «À medida que o panorama global do trabalho continua a mudar e aumenta a procura por melhores formas de colaboração, melhores soluções de TI [tecnologias de informação] e de trabalho móvel, é uma honra fazer esta parceria com uma empresa como a Nestlé, com o objetivo de ajudar os funcionários a trabalhar juntos e, com isso, permitir uma inovação sem limites.»

Embora a grande maioria dos utilizadores da Nestlé já tenha entrado na plataforma Workplace, o processo irá continuar ao longo de 2019.