Tecnologia Emirates
Uma app que reduz tempo de preparação dos aviões

Os passageiros da Emirates que viajarem ou passarem pelo Aeroporto Internacional do Dubai podem esperar menos atrasos nos voos graças a uma nova app desenvolvida internamente pela Emirates e denominada de «Hub Monitor».

Texto: Redação Human

 

A «Hub Monitor» está a ser utilizado pela equipa operacional da Emirates no Dubai para partilhar e monitorizar em tempo real as várias atividades realizadas na preparação de um avião para a sua partida. Através do seu sistema de monitorização e alerta proativo, a aplicação ajuda a evitar atrasos e a melhorar o desempenho no tempo certo, o que pode conduzir a uma melhor experiência do passageiro.

Adel Al Redha, vice-presidente executivo e diretor de operações da Emirates, referiu: «A app é uma ferramenta única e inovadora que foi desenvolvida de acordo com a nossa visão de reavaliar continuamente os nossos procedimentos e introduzir os meios mais inteligentes e eficientes para melhorar as operações, de modo a criar a melhor experiência do passageiro. A nossa equipa de operações em coordenação com a de IT [tecnologias de informação] liderou o desenvolvimento deste sistema de monitorização do hub num tempo recorde de cinco meses, tendo como base uma solução que já tinha sido desenvolvida pela Emirates Engineering.»

 

Preparação dos aviões da Emirates no Dubai

A Emirates é a maior companhia aérea internacional do mundo, operando uma frota de 270 aviões de larga dimensão, Airbus A380 e Boeing 777. Todos os dias, partem do Dubai para destinos em seis continentes cerca de 255 voos da Emirates, os quais variam entre menos de uma hora e mais de 17 horas. Neste sentido, e a fim de evitar atrasos nos voos, é extremamente importante que todo o processo seja feito da forma mais eficiente possível, o que implica que os aviões cheguem ao Dubai e sejam preparados para a partida seguinte, sem comprometer a qualidade ou a segurança do passageiro.

Atualmente, são necessários cerca de 105 minutos para preparar o A380 da Emirates, o maior avião de passageiros comercial do mundo, e perto de 90 minutos para preparar o Boeing 777, para a partida do hub no Dubai.

Há várias atividades envolvidas no processo de preparação da viagem de regresso de um avião. Algumas delas incluem a limpeza completa do interior dos aviões, a verificação dos serviços de água e da casa de banho, alimentação a bordo e o abastecimento das refeições para os passageiros, a manutenção da unidade de energia auxiliar do avião, o reabastecimento do mesmo, bem como verificações de manutenção e carregamento de bagagem e a entrada dos próprios passageiros. Um atraso em qualquer uma destas atividades pode ter um impacto cumulativo nas operações seguintes.

 

«Hub Monitor»

Através do aplicação «Hub Monitor», as equipas dos vários departamentos, incluindo engenharia, controlo de rede, serviços aeroportuários, operações de voo e operações, acompanham as atividades de preparação de um avião em tempo real. A app envia ainda alertas para a equipa operacional sempre que há um atraso ou um desvio em qualquer atividade, com base num cronograma de cronometragem de precisão predefinido. Esses alertas permitem que as equipas da Emirates identifiquem e solucionem rapidamente possíveis atrasos. De facto, a «Hub Monitor» já demonstrou o seu potencial e a sua versatilidade, tendo sido escolhida por várias vezes como a plataforma de eleição para algumas das principais iniciativas internas da Emirates sobre irregularidades e atendimento.

A app incorpora dados provenientes de várias plataformas internas e downlinks de aviões em tempo real, apresentando, de seguida, os dados já trabalhados através de uma interface única. Esta app está também disponível para dispositivos móveis, o que significa que a equipa que está no avião, na rampa e noutras áreas remotas também pode aceder facilmente às informações.

A «Hub Monitor» disponibiliza informação sobre todos os aviões da Emirates no Dubai, permitindo às equipas ter a capacidade para planear proativamente as suas atividades, de modo a minimizar o impacto de quaisquer atrasos que possam surgir ou imprevistos. Os resultados iniciais desta app, que foi implementada em agosto, indicam que o Hub Monitor tem o potencial de contribuir para uma redução significativa dos atrasos no hub da Emirates no Dubai.