Randstad incentiva voluntariado

A multinacional de recursos humanos Randstad acaba de lançar a nível global a iniciativa «Randstad With Heart», um programa de voluntariado inovador que vai colocar os seus mais de 38 mil colaboradores, espalhados por todo o mundo, a realizar oito horas de atividades de voluntariado anualmente durante o período de trabalho junto de uma organização à sua escolha.

O chief executive officer (CEO) global da Randstad, Jacques van den Broek, assinalou: «O ‘Randstad With Heart’ concretiza a nossa promessa ‘Human Forward’. As pessoas estão no centro do nosso negócio e sentimo-nos inspirados para usar o nosso conhecimento e a nossa experiência para dar um contributo positivo à sociedade. A iniciativa ‘Randstad With Heart’, em conjunto com outros programas sociais e de voluntariado que já desenvolvemos, permite aos colaboradores da Randstad apoiar comunidades em todo o mundo.»

O programa «Randstad With Heart» tem por base as conclusões da mais recente vaga do estudo «Randstad Workmonitor», cujos resultados demonstram que 65% dos trabalhadores sentem que é importante contribuir para a sociedade através do voluntariado. Enquanto 34% o fazem ativamente, 73% dizem estar dispostos a fazê-lo em troca de folgas remuneradas.

Através de uma plataforma global on-line deste programa, os colaboradores da Randstad poderão inscrever-se para realizar ações de voluntariado, fazer um donativo e dar a conhecer outras atividades aos colegas.

Esta nova iniciativa global vem somar-se à parceria que a empresa tem com a VSO, uma importante organização não-governamental (ONG) para o desenvolvimento que combate a pobreza através do conhecimento e das capacidades dos voluntários. Desta parceria entre a Randstad e a VSO vão ser comemorados os 15 anos de existência já em 2019. Para além da participação de colaboradores da Randstad em dois projetos da VSO na Tanzânia e na India, Jacques van den Broek tem vindo a envolver-se pessoalmente há vários anos nesta parceria através da formação de colaboradores que participam nos projetos de voluntariado na India.

Adicionalmente à VSO, os colaboradores da Randstad participam em muitos outros projetos de voluntariado, incluindo iniciativas de envolvimento social e filantropia.

 

Randstad Portugal de mãos dadas com a sustentabilidade e o voluntariado

A Randstad Portugal tem já uma longa tradição no apoio ao voluntariado e iniciativas de sustentabilidade com os seus colaboradores. A empresa desenvolve iniciativas em parceria com a Operação Nariz Vermelho, usando a expertise de recrutadores para contratar equipas de «angariadores de sorrisos», um perfil muito especial e detalhado onde o recrutamento especializado faz toda a diferença. Cerca de 25 voluntários contribuíram com horas pessoais para fazerem dezenas de entrevistas a dezenas de candidatos.

Num formato de voluntariado de contributo mais diverso, a Randstad Portugal colabora com a Fundação Infantil Ronald McDonald. A intervenção da Randstad vai desde a promoção de stands de venda de merchandise, angariação de fundos, apoio logístico em eventos em que a fundação participa e voluntariado de apoio na Casa Ronald McDonald, «uma casa longe de casa» para famílias de crianças hospitalizadas. A Randstad vai dar um novo passo no apoio à fundação através de voluntariado direto de apoio a utentes da casa e acompanhamento das presenças nas salas de espera do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, e no Instituto Português de Oncologia (IPO), no Porto.

Aliando responsabilidade social e sustentabilidade, é de assinalar o projeto «Paperless». Tomando como ponto de partida o objetivo de reduzir o uso de papel e a digitalização de documentos que existem em formato físico na empresa, este projeto constituiu uma oportunidade para a reintegração na sociedade de 12 pessoas, que estiveram diretamente envolvidas. Após receberem formação, conhecerem métodos e técnicas de trabalho e estarem ativamente envolvidos nas atividades de digitalização na Randstad, estas pessoas conseguiram ficar integradas no mercado de trabalho, dando seguimento a uma nova fase na sua vida, pessoal e profissional.