As razões para a escrita de um livro sobre mentoring

O livro «Ferramentas de Mentoring» (ed. LIDEL) foi apresentado em finais de novembro. Deixamos a seguir um testemunho que ilustra a razão pela qual o escrevemos.

Por Ana Teresa Penim/ João Alberto Catalão

 

Vivemos uma era em que o capital humano qualificado é crítico e escasso para enfrentar os desafios e as oportunidades com que o mundo se confronta, a todos os níveis.

A globalização acarretou múltiplas dimensões que fazem parte do quotidiano das pessoas, das sociedades, das empresas, das instituições, da política e dos negócios, influenciando-os, condicionando-os e potenciando-os.

A evolução da demografia está a originar uma nova ordem social.

As transformações climáticas impactam o ecossistema à escala global.

A tecnologia progride a velocidade estonteante.

As gerações de nativos digitais, millennials e baby boomers, de certa forma antagónicas, coexistem nas organizações, sendo fundamental a criação de pontes geradoras de sinergias e complementaridades.

Os sistemas de ensino sofrem transformações profundas, na medida em que as novas gerações estão ansiosas por participar, experienciar e cocriar a aprendizagem.

Há um grande incentivo ao empreendedorismo, através da criação de start-ups, de incubadoras de empresa, de crowdfunding e de outras situações.

Reinventar continuamente a forma como nos relacionamos, como comunicamos, como trabalhamos juntos, como aprendemos, como inovamos, como cocriamos e como abraçamos o desconhecido é o paradigma, e o estilo de vida, que nos permitem modelar o futuro que desejamos.

Neste ecossistema volátil, incerto, complexo e acelerado, desperdiçar oportunidades, potencial humano, capital de conhecimento ou de recursos, não é uma opção.

Ter disponíveis, saber escolher, utilizar e articular uma panóplia diversificada de metodologias de desenvolvimento pessoal e profissional é fundamental para quem escolhe ser parte ativa desta caminhada de construção permanente do futuro.

A missão que escolhemos para as nossas vidas e carreiras profissionais, de facilitar e potenciar a realização e o desenvolvimento das pessoas, dos negócios e das organizações; o trabalho que realizamos com decisores, profissionais de empresas, influenciadores, jovens talentos, empreendedores, educadores e cidadãos dos mais diversos sectores de atividade, nacionalidades e geografias; o investimento que fazemos para conhecer in loco o que se está a passar no mundo; a investigação contínua que realizamos sobre as tendências nos negócios e sobre o avanço das metodologias de desenvolvimento pessoal e profissional; as ações pro-bono e de voluntariado em que nos envolvemos; os fóruns associativos em que participamos; a reflexão subjacente aos livros, artigos, conferências, palestras e formações que concretizamos com intenção de partilha; mostram-nos que o mentoring é uma metodologia evolutiva, com identidade própria e com elevado potencial nos processos de desenvolvimento pessoal e profissional.

Sabemos que a transformação pessoal, profissional e organizacional se consegue através da conceção de projetos totalmente customizados que integram, de forma articulada, metodologias diversas que, em cada momento, se revelarem mais adequadas, tais como o coaching, o team coaching, a formação, o team building, o mentoring e outras.

Verificámos também que o mentoring é uma metodologia cuja missão e cujo potencial urge clarificar.

Existe pouca sistematização e oferta sobre o processo, os modelos e as ferramentas de suporte à sua execução, lacuna essa que com o livro «Ferramentas de Mentoring» nos propomos ajudar a suprir.

 

 

»»» Ana Teresa Penim e João Alberto Catalão, fundadores da You Up – The Coaching Company, são mentores e executive coaches certificados (ICF e EMCC). Escreveram diversos best sellers, como «Ferramentas de Coaching» e «Ferramentas de Team Coaching». O livro «Ferramentas de Mentoring» é o seu novo título. São editados pela LIDEL.

 

Mais informações sobre o livro «Ferramentas de Mentoring» aqui.