Accenture promove aprendizagem tecnológica

Pelo quarto ano consecutivo, a Accenture junta-se à Code.org para apoiar o movimento global de educação Hour of Code, em português Hora do Código. Uma iniciativa que chega a mais de 100 milhões de estudantes em todo o mundo através de uma aula dedicada às tecnologias de informação (TI) e à aprendizagem de código.

Este ano, além de assinalar a «Semana Mundial das Ciências da Computação», que decorre até ao próximo dia nove, a Accenture alargou o âmbito dos tutoriais de código a 15 idiomas – português, inglês, francês, castelhano, italiano, sueco, holandês, grego, polaco, eslovaco, chinês, hebraico, filipino e vietnamita –, como forma de fazer chegar a codificação a mais estudantes de todo o mundo, através de aulas na língua nativa.

Quase 2.500 colaboradores da Accenture a nível global comprometeram-se a ensinar, durante uma hora, código em ações locais nas suas comunidades, ajudando a inspirar mais de 100.000 estudantes em todo o mundo a aprenderem código e a adquirirem competências ao nível das tecnologias.

Pedro Lopes, managing director responsável pela Accenture Technology, referiu a propósito da iniciativa: «Com a evolução das tecnologias e o seu crescente impacto na sociedade, nas empresas e nas nossas vidas, cresce também uma significativa demanda por competências STEM (science, technology, engineering e mathematics), que está por preencher a nível mundial. É fundamental evangelizar e motivar os estudantes de hoje – e força de trabalho de amanhã – para uma carreira nas áreas tecnológicas que permita suprir as necessidades de mercado, que se anteveem crescentes.»

A Accenture está ainda a aproveitar o sucesso do lançamento do tutorial de código Accenture Intelligent Space Exploration, no qual os estudantes podem descobrir como é que as técnicas de inteligência artificial (IA) podem ser aplicadas para ensinar um robot a explorar um novo planeta – a reconhecer animais e plantas, a compreender uma nova linguagem e a conversar com habitantes locais.

Por sua vez, Jill Huntley, global managing director for corporate citizenship na Accenture, assinalou: «Ao aprenderem código, as crianças vão crescer a compreender como é que humanos e tecnologia trabalham juntos – uma primeira lição importante na sua preparação para o futuro. A Hour of Code é uma oportunidade fantástica para os voluntários da Accenture ajudarem a construir new skills now em todo o mundo.»

O compromisso global da Accenture em oferecer mais oportunidades a estudantes para que estes aprendam código vai ao encontro da iniciativa de corporate citizenship Skills to Succed, focada nas necessidades urgentes da força de trabalho em todo o mundo, incluindo a preparação da próxima geração com competências para trabalhar na economia digital.

Como parte integrante da colaboração deste ano com a Hour of Code, os colaboradores da Accenture estão a desenvolver atividades em todo o mundo que se destinam a inspirar os estudantes. Entre estas atividades incluem-se as seguintes:

– voluntários da Accenture Portugal ensinam código a uma centena de alunos do sexto ao oitavo ano em escolas de Lisboa e Braga;

– em Washington, é lançada a iniciativa #thecitythatcodes – um ano destinado à educação STEM em Baltimore (o programa começa com uma hora de código ensinada a adultos por estudantes da escola primária);

– nas Ilhas Maurícias, a Accenture está a organizar sessões Hour of Code para 100 estudantes na Tech Avenue Space, um local de formação lançado no ano passado na University of Mauritius (os estudantes têm a oportunidade de se envolverem em demonstrações tecnológicas, que pretendem mostrar como pode ser uma carreira na área das TI);

– na Índia, os colaboradores da Accenture estão a transformar a «Semana Mundial das Ciências da Computação» num programa de um mês de duração, com mais de 15 eventos planeados ao longo do mês de dezembro;

– no Texas, a Accenture recebe 200 estudantes no Space Center Houston, da NASA, tirando os alunos da sala de aulas para lhes mostrar como pode ser um futuro na área das ciências da computação.

Finalmente, Hadi Partovi, cofundador e chief executive officer (CEO) da Code.org, partilhou: «Cada estudante deve ter a oportunidade de aprender informática, o que proporciona uma base fundamental para o sucesso em qualquer percurso profissional no século XXI – não apenas o tradicional TI, mas também em vocações mais criativas, desde design gráfico até produção de teatro. Até à data, mais de 100 milhões de estudantes em todo o mundo participaram na Hour of Code. Isto porque organizações como a Accenture vão mais além para fazer progredir a nossa visão partilhada de capacitar a juventude de hoje com competências que vão necessitar no futuro.»

Em Portugal, os voluntários da Accenture deslocam-se a algumas escolas de Lisboa e Braga para ensinar código a centenas de alunos. A Escola Secundária Padre António Vieira e a Escola Básica Almirante Gago Coutinho, em Lisboa, e a Escola Básica de Lamaçães e o Colégio Luso Internacional de Braga recebem os colaboradores da Accenture numa aula de código com o objetivo de sensibilizar os mais novos para as novas competências digitais.

 

A Accenture

A Accenture é uma organização global de serviços profissionais que oferece uma ampla gama de serviços e soluções em estratégia, consultoria, digital, tecnologia e operações. Através da combinação de uma experiência ímpar e de uma forte especialização em mais de 40 indústrias e em todas as funções de negócio – suportada pela maior rede de delivery do mundo –, trabalha na interseção entre negócio e tecnologia para ajudar os clientes a melhorar o seu desempenho e a gerar valor sustentável para os stakeholders. Com aproximadamente 459 mil profissionais em mais de 120 países, utiliza a inovação para melhorar a forma como o mundo trabalha e vive.