Estudo Travelport
Viajantes não dispensam tecnologia

A Travelport – plataforma de comércio de viagens, cujo sistema de reservas é utilizado pela grande maioria das agências de viagens nacionais – acaba de apresentar os resultados de um estudo que analisa as tendências do sector na vertente digital. O «Travelport 2018 Global Digital Traveler Survey» foi efetuado com o contributo de 16 mil respostas de viajantes de 25 países.

Texto: Redação Human

 

Neste estudo da Travelport, os viajantes mundiais assumem que os dispositivos mobile são essenciais nas viagens que efetuam. A pesquisa por voz, o e-payment, e novas funcionalidades, como as chaves de quarto digitais, que pretendem melhorar a experiência da viagem e simplificar os processos, estão em franco crescimento.

 

Mobile é crucial, mas os viajantes querem uma experiência consolidada

Quase metade dos inquiridos reservou ou pagou por uma viagem ou parte dela através do smartphone. A China é o líder global, com quase 100% dos participantes do inquérito a afirmarem a prevalência do smartphone. Nove em cada 10 inquiridos utilizam aplicações nos destinos que integram mapas, companhias aéreas, informações sobre o tempo ou referências de social media. De acordo com o estudo, os viajantes usam 10 a 12 aplicações para este fim. As características mais referidas nas aplicações de viagens são a capacidade de pesquisa e reserva de voos (68%), alertas de voo em tempo real (64%) e a possibilidade de ver um itinerário inteiro em apenas um sítio (67%).

 

Novas tecnologias continuam a crescer no turismo

Mais de metade dos viajantes usam voz para pesquisa, quer durante a reserva, quer enquanto viajam, sendo que esta tendência registou um crescimento de 3% relativamente a 2017. Na China e na Turquia, mais de 70% dos inquiridos usa a pesquisa por voz. No entanto, no Japão e em parte da Europa esta opção cai para menos de 40%. Quanto aos pagamentos, quase metade dos inquiridos, quer de lazer (47%) quer de business (55%), pensam que a capacidade para efetuar pagamentos utilizando o Touche ID Apple/ Android é importante ou muito importante. Mais de metade dos inquiridos referiu que gostaria de efetuar o check in no hotel através de uma aplicação e 50% que optaria por utilizar uma chave digital do seu quarto, através do telemóvel.

 

Viajantes não se importam de facultar dados biométricos

A maioria dos viajantes não se importam que sejam usados scanners para recolha de dados biométricos, de forma a reduzir o tempo de espera nas filas de segurança, com uma ligeira diferença nos resultados entre quem viaja em business (81%) ou lazer (75%). 90% dos viajantes nigerianos, com uma das amostras mais jovens no inquérito deste ano, referiram que estão favoráveis à partilha dos seus dados pessoais para acelerar o processo de passagem pela autoridade aduaneira e pelo controlo da imigração. Mais de dois terços das respostas do estudo referem que os cartões de embarque digitais tornaram as viagens menos complicadas.

 

Viajantes digitalmente mais avançados estão na Índia

A Índia é, pelo segundo ano consecutivo, o país com os viajantes digitalmente mais avançados. Os resultados têm em conta a combinação de vários indicadores do uso da tecnologia para melhorar a experiência da viagem. Indonésia, Brasil, China e Nigéria (que pela primeira vez integra este estudo da Travelport) são os restantes países dos cinco primeiros lugares do ranking.

 

O estudo

O «Travelport 2018 Global Digital Traveler Survey» foi desenvolvida pela equipa de intelligence e levado a cabo on-line através do Toluna Research, em agosto de 2018. A pesquisa envolveu 25 países e teve em conta pessoas que viajaram pelo menos uma vez de avião no último ano. No total, o estudo compilou 16 mil respostas.

 

A Travelport

A Travelport é uma empresa tecnológica que torna a experiência de comprar e gerir viagens continuamente melhor. É uma plataforma de comércio de viagens que assegura a distribuição de conteúdos, tecnologia, pagamentos e outras soluções para indústria de viagens e turismo global. A empresa facilita o comércio de viagens ao conectar os operadores mundiais com os compradores de viagens on-line e off-line num mercado business to business (B2B).

A empresa tem uma posição de liderança no sector do merchandising aéreo, conteúdo e distribuição para hotéis, aluguer de carros, comércio móvel e soluções de pagamento para o mercado B2B. Multinacional, também fornece serviços de tecnologia de informação (TI) essenciais para as companhias aéreas, como compra, emissão de bilhetes, controlo de partidas e outras ferramentas. Com uma receita líquida de mais de 2,4 mil milhões de dólares em 2017, tem sede em Langley (Reino Unido), conta com cerca de 4.000 colaboradores e está representada em 180 países e territórios.