Um livro com 30 ferramentas de mentoring

A LIDEL e os autores Ana Teresa Penim e João Alberto Catalão apresentaram ontem, quarta-feira, em Lisboa (Fnac do Centro Comercial do Colombo), o livro «Ferramentas de Mentoring», que conta com contribuições de prestigiados profissionais internacionais da área.

O livro assume a forma de um guia que oferece ferramentas práticas para percorrer os caminhos que favorecem o desenvolvimento humano e profissional, assentes na partilha de informação de experiências e na cocriação de novas possibilidades. Das 30 ferramentas de mentoring exploradas na obra, destaque para a número 24, que ajuda os profissionais a gerirem as suas expectativas face à geração millennial. No livro pode ler-se: «Em 2025, os millennials vão representar 75% do mercado. Os profissionais nascidos entre 1977 e 1997 já representam, atualmente, quase 50% de todo o mercado de trabalho. Esta realidade está na ordem do dia nas empresas e entre os respetivos líderes, pois são muitas as organizações que ainda não estão preparadas para esta realidade e para os desafios que vão ter de enfrentar.»

Os autores assinalam que os millennials procuram aprender e retirar o máximo das suas experiências, sendo a mobilidade e a rotatividade uma realidade para esta geração. Estão constantemente atualizados sobre as novas tendências e tecnologias, e pensam «fora da caixa». Necessitam ter espaço para a sua vida pessoal, exigindo um equilíbrio com a vida profissional.

O novo livro dos especialistas em coaching foi escrito a pensar em gestores de recursos humanos e de talento, líderes, empresários, psicólogos, professores e formadores, e de um modo geral em todos os interessados em elevarem o seu exponencial.

Mais informações sobre o livro aqui.