Novabase Capital investe na CBTalents Global

A Novabase Capital anunciou a entrada no capital da CBTalents Global SA (CBT), através de um dos seus fundos sob gestão, o Fundo de Capital de Risco Novabase Capital + Inovação (FCR+I). Trata-se de uma startup especializada no recrutamento internacional de profissionais de tecnologias de informação (TI). Com este investimento, o FCR+I passa a deter uma posição de 13,33% na CBT

Maria Gil, administradora da Novabase Capital, referiu a propósito da operação: «Fazemos este investimento com a convicção de que o mercado de trabalho está a mudar e é preciso reinventar a forma como chegamos ao talento e o conseguimos reter a longo prazo, sobretudo no sector das TI.»

Fundada em 2014, a CBT é uma empresa especializada no recrutamento hard to find – engenheiros, programadores e multilingual agents. Atua no mercado europeu, onde tem clientes em 17 países, prestando apoio a empresas que procuram competências que são escassas face à forte procura global

«Esta parceria vai potenciar o crescimento da CBT ao permitir oferecer novas soluções aos seus clientes internacionais no âmbito de outsourcing, capacity services e nearshore», assinalou Ricardo Nobre, chief executive officer (CEO) e fundador da CBT.

A CBT conta com 20 colaboradores diretos baseados em Lisboa, Porto, Évora, Londres e Berlim, e mais de uma centena de colaboradores indiretos (remote recruiters). Recentemente, recebeu dois selos de excelência da Comissão Europeia e foi considerada uma das 10 boas práticas na Europa no tema da mobilidade laboral.

A operação vem reforçar o portefólio da Novabase Capital, que desde 1993 já apoiou dezenas de projetos empresariais com elevado potencial de valorização nas suas primeiras rondas de financiamento. Só em 2017, a carteira de investimentos da Novabase Capital representou um volume de negócios de 45 milhões de euros.

A Novabase Capital, Sociedade de Capital de Risco, SA é uma empresa de capital de risco integralmente detida pela Novabase SGPS SA, que tem como principal objetivo identificar e ajudar a desenvolver projetos empresariais portugueses de TIC (tecnologias de informação e comunicação), ainda embrionários ou em fase de expansão, que apresentem um elevado potencial de valorização. É a sociedade gestora de três fundos de capital de risco com uma dotação global de 25,36 milhões de euros.