Mercado de pagamentos corporativos automatizados na América do Norte

A Edenred, empresa global em soluções transacionais para empresas, colaboradores e comerciantes, acaba de assinar um acordo para adquirir a Corporate Spending Innovations (CSI), uma das principais empresas fornecedoras de softwares de pagamentos corporativos automatizados na América do Norte. Ao adquirir esta sólida e sustentável fintech, a Edenred encontra-se agora bem posicionada para responder às múltiplas oportunidades disponíveis no mercado de pagamentos corporativos da América do Norte. A aquisição, por um valor na ordem dos 600 milhões de dólares, surge na sequência de parceria europeia estabelecida há perto de dois anos entre as duas empresas. Em linha com o plano estratégico «Fast Forward», a transação irá permitir à Edenred adquirir uma posição de vantagem relativamente ao seu crescimento no segmento de pagamentos corporativos, otimizando a sua plataforma tecnológica dedicada a pagamentos digitais e aumentando significativamente a sua presença na América do Norte.

Com sede na cidade de Naples, na Flórida, a CSI é uma das empresas líderes, na América do Norte a nível de soluções dedicadas a pagamentos corporativos. Através do seu software de pagamento de contas baseado na cloud, automatiza e simplifica pagamentos business to business (B2B) para o seu portfólio composto por mais de 800 clientes corporativos, facilitando o pagamento junto dos seus 475 mil fornecedores. Em 2018, a CSI espera gerir um volume de pagamentos na ordem de 11 biliões de dólares e processar cerca de 900 mil transações. Enquanto fintech sustentável e consolidada, a CSI tem apresentado um crescimento a dois dígitos, ao longo dos últimos anos, e prevê um EBITDA (resultados antes de juros, impostos e amortizações) ajustado de 26 milhões de dólares, no ano de 2018.

 

Alavancar uma plataforma digital única para entrar num mercado em expansão

Esta aquisição irá permitir à Edenred expandir significativamente a sua presença na América do Norte, onde o mercado de pagamentos corporativos apresenta um valor de 25 triliões de dólares, o que corresponde a 20% desse mercado no mundo. Este mercado está a passar por um processo de digitalização acelerado, uma vez que o dinheiro e os cheques ainda representam praticamente dois terços do total de pagamentos B2B. Esta dependência de processos manuais e baseados no papel resulta em situações de falta de visibilidade, risco de fraude e em morosos casos de reconciliação de faturas. A Edenred espera que a CSI aproveite a oportunidade decorrente destas situações e alcance um crescimento anual, em termos de receita, perto de 20% nos próximos anos.

A CSI disponibiliza uma plataforma de automatização de pagamentos única que simplifica e agiliza a gestão, na íntegra, de todo o processo de contas a pagar. Esta plataforma apresenta como vantagem adicional a cobertura de todos os métodos de pagamento, incluindo cartões virtuais Mastercard e Visa, pagamentos ACH (Automated Clearing House) e cheques. Ao construir uma ampla rede de aceitação destes métodos de pagamento composta por mais de 475 mil fornecedores, e integrada com um elevado número de ERPs (enterprise resource plannings) e ferramentas de reservas de viagem através de APIs (application programming interfaces) específicas, a plataforma da CSI oferece precisão, eficiência de custos, segurança, facilidade em casos de reconciliação de pagamentos e controlo em tempo real aos fornecedores de pagamentos em relação aos seus clientes.

Após desenvolver as suas competências em empresas de sectores como Media, Hotelaria e Eventos & Atividade Desportivas, a CSI está atualmente a apostar em outros sectores como Saúde, Seguros, Telecomunicações e Educação através de canais de distribuição diretos e indiretos, com o objetivo de expandir a sua presença num mercado com uma taxa de penetração ainda baixa.

Adicionalmente ao seu negócio de pagamento de contas, a CSI também é responsável pela distribuição de cartões de frota para empresas, e recentemente lançou uma ampla oferta de soluções de pagamento inovadoras para o sector de viagens corporativas. Estes negócios complementares representam novas oportunidades de crescimento não só na América do Norte mas também em mercados internacionais.

 

Uma aquisição estratégica, em linha com o plano «Fast Forward», da Edenred

A Edenred está constantemente a otimizar a sua plataforma tecnológica a nível global, com o objetivo de entregar, cada vez mais, serviços seguros, eficientes e inovadores junto do seu ecossistema único composto por 770 mil clientes, 1,5 milhões de comerciantes e 44 milhões de colaboradores. Após o lançamento da sua oferta de pagamentos corporativos há cerca de dois anos, a Edenred disponibiliza agora soluções de pagamento inovadoras. Estas são baseadas na emissão de cartões virtuais, bem como em sistemas digitais customizados como o Easypay, da IATA, que está a ser gradualmente implementado em mais de 110 países; e ainda num serviço de transferências bancárias identificadas, cujo lançamento foi feito para 1,5 milhões de clientes do sector do imobiliário francês, pela empresa Foncia.

Com a aquisição da CSI, a Edenred reforça consideravelmente as suas competências em soluções de pagamento inovadores. Por outro lado, a presença global do grupo será uma importante alavanca na aceleração do crescimento da CSI.

Esta aquisição, que está em linha com o plano estratégico «Fast Foward», irá permitir à Edenred aumentar o seu desenvolvimento no dinâmico segmento de pagamentos corporativos e a sua exposição no mercado da América do Norte. Espera-se que a transação desta aquisição esteja concluída no início de 2019 e que esta se reflita no EBIT (resultados antes de juros e impostos) e no lucro líquido do grupo a partir de 2019, sendo estes partilhados a partir de 2020.

A transação está sujeita à aprovação das autoridades de concorrência relevantes. A Edenred foi aconselhada pelo Citi, pela Hogan Lovells e pela Deloitte.