Uma Noite com o Fogo
Sobre a tragédia dos incêndios florestais

Um romance focado numa das tragédias deste século com os incêndios na Serra de Monchique, agora em reedição. É o primeiro romance português sobre o flagelo dos incêndios florestais.

Texto: Redação Human

 

O grande incêndio da Serra de Monchique, em agosto deste ano, marcado pela polémica sobre a atuação dos inúmeros meios disponibilizados para a zona, não foi uma novidade. No início deste século, a mesma serra já tinha sido invadida pelo fogo de uma forma avassaladora. O romance Uma Noite com o Fogo (ed. On y va), cuja primeira edição foi publicada há nove anos, conta uma das noites de tragédia em 2003, mostrando como já nessa altura o combate às chamas parecia ser algo proibido na serra.

Primeiro romance português sobre a tragédia dos incêndios florestais, Uma Noite com o Fogo foi assinalado pela revista Visão como tratando-se de «um conflito ficcional com as labaredas que têm devastado Portugal como um súbito inimigo». Já a revista Os Meus Livros referiu: «É de proximidade que se trata. A proximidade à terra da infância, a proximidade das chamas nos montes, a proximidade do escuro, das sombras e dos sons indecifráveis. Não sabemos em que ponto do mapa lavra o incêndio, mas estamos lá a torcer por um homem de quem nem o nome conhecemos.»

O autor, António Manuel Venda, nasceu em Monchique, no sul de Portugal, em 1968. Publicou mais de uma dezena de livros de ficção e alguns títulos de outros géneros. Recebeu prémios literários de várias instituições: Centro Nacional de Cultura, Câmara Municipal de Almada, Instituto Abel Salazar, Secretaria de Estado da Cultura e Sociedade Portuguesa de Autores. Já houve quem escrevesse que «nos habituámos a ir descobrindo os seus livros como se fôssemos exploradores em busca da última mina perdida da escrita».