Microsoft destaca inteligência artificial e startups na «Web Summit»

A Microsoft volta a marcar presença em mais uma edição da Web Summit, que começa hoje e se prolonga até ao próximo dia oito, em Lisboa. À semelhança de anos anteriores, a Microsoft dará visibilidade ao trabalho de inovadoras startups que estarão em destaque no espaço da empresa no evento (posição E 107, pavilhão 1).

Este ano, são três as empresas emergentes, com potencial de escalabilidade, que foram convidadas pela Microsoft para se apresentarem aos milhares de empresários, empreendedores, investigadores e entusiastas de tecnologia, que se esperam no evento, sendo uma delas a portuguesa Unbabel.

À Unbabel, que se assume como uma plataforma de tradução humana baseada em inteligência artificial (IA), juntam-se a Voiceit, norte-americana, que se propõe facilitar a comunicação de cerca de 100 milhões de pessoas no mundo com dificuldades de expressão verbal, e a Zencity, israelita, que tem por missão facilitar a gestão de cidades através da sistematização e da análise de dados.

Todas elas têm comum uma forte componente tecnológica e um elevado potencial de crescimento, assim como uma sólida parceria com a Microsoft, que se associa a estas empresas na perspetiva de as ajudar a crescer, facilitando-lhes o acesso à sua base de clientes, bem como a soluções tecnológicas de apoio e programas de aceleração. Estas equipas irão por isso partilhar as suas experiências como membros de um programa anunciado este ano pela Microsoft («Microsoft for Startups», ver aqui), uma iniciativa que lhes garante acesso a tecnologia go-to-market e a benefícios de comunidade que lhes permite aumentar a sua base de clientes e lucros. Este programa da Microsoft implica um investimento e um compromisso de 500 milhões de dólares nos próximos dois anos, para criar oportunidades de co-sell com startups globais, assim como garantir acesso a tecnologia e novos espaços para que estas comunidades promovam a colaboração em ecossistemas locais e globais.

Cada uma destas startups terá um dia para se apresentar aos milhares de visitantes da «Web Summit», no espaço Microsoft. Trata-se de uma zona expositiva dedicada ao tema da IS, sob o mote «Microsoft AI: Empowering us all».

Com as novas tecnologias a mudar a forma como vivemos, aprendemos e trabalhamos, esta transformação está a criar oportunidades extraordinárias para pessoas em todo o mundo. Ao longo dos últimos meses, a Microsoft Corporation anunciou um compromisso de 115 milhões de dólares para o uso de IA por forma a endereçar alguns dos maiores desafios que o mundo enfrenta, através de três programas:  AI for Earth», «AI for Accessibility» e «AI for Humanitarian Action» Estes três projetos, que integram o «AI for Good», visam capacitar pessoas e organizações para ajudar a criar um mundo mais sustentável e acessível para todos.

Paula Panarra (na foto), diretora geral da Microsoft Portugal, afirmou a propósito desta participação: «Estamos muito entusiasmados por, mais uma vez, estarmos presentes na ‘Web Summit’. Esta é uma oportunidade extraordinária para reforçar a nossa ligação com o ecossistema empreendedor. O apoio a estas comunidades está no nosso ADN e desde sempre que esta é uma área de ação prioritária para nós – tanto assim é que anunciámos este ano o programa ‘Microsoft for Startups’, que prevê ajudar a dar dimensão e escala e apoiar estas empresas no go-to-market. É um programa que prevê um investimento de 500 milhões de dólares a dois anos e aproxima as startups das organizações. Na última década, a Microsoft apoiou mais de 130 mil startups em todo o mundo, em diferentes estádios de maturidade, e continuamos muito empenhados em identificar, apoiar e fazer crescer negócios de base tecnológica. Adicionalmente, nesta edição, a IA volta a merecer o nosso foco, pelo que o tema do nosso espaço é ‘Microsoft AI: empowering us all’. O objetivo é mostrar o potencial desta disruptiva vaga tecnológica quando colocada ao serviço de organizações e da sociedade.»

A par deste espaço, a Microsoft vai fazer-se representar na «Web Summit» por diversas intervenções de responsáveis da companhia, bem como pela realização de vários workshops dedicados a temas como machine learning, serviços cloud e IA, entre outros.