Monese entra em Portugal e quer contratar na área tecnológica

A Monese, uma fintech com um serviço financeiro global totalmente mobile, acaba de anunciar que escolheu Portugal para abrir o seu terceiro escritório. Depois de Tallinn e Londres, as instalações em Lisboa farão o suporte comercial e o desenvolvimento de software estando a Monese a recrutar, pelo menos, 25 profissionais na área tecnológica, como software developers ou QA engineers.

Fundada em 2013 por Norris Koppel, a Monese é uma das mais inovadoras e em rápido crescimento fintech europeias e permite criar uma conta bancária digital em pouco menos de 120 segundos utilizando apenas o smartphone. Com uma conta corrente totalmente mobile, disponível em 20 países europeus e em 11 línguas, a Monese permite a particulares e a empresas usufruir de serviços financeiros na Europa.

Após descarregar a aplicação, o utilizador terá de se registar tirando uma foto a um documento de identificação e fazendo um vídeo, e passará a ter uma conta bancária que, através de um cartão de débito contactless que lhe é enviado, permite-lhe fazer qualquer tipo de movimentação bancária, como receber dinheiro, efetuar pagamentos ou transferências.

A expansão e a entrada da Monese em Portugal pretende responder à crescente procura pelos seus serviços financeiros disruptivos e inovadores face ao modelo atual tradicional, procurando atrair e recrutar os melhores talentos na área tecnológica. A fintech oferece serviços financeiros digitais tanto para clientes locais como para estrangeiros que viajam por diversos motivos – seja lazer, trabalho, estudo, família ou reforma.

Para acompanhar a abertura do novo escritório em Lisboa, a Monese decidiu contratar Carla Batista, que após 14 anos a trabalhar na Visa Europe foi nomeada operations manager da fintech.

Utilizando tecnologias como machine learning, a Monese inovou na política de identificação de clientes e disponibiliza a abertura de uma conta bancária digital a nível europeu, sem a exigência de comprovativo de morada ou montante mínimo de abertura, com um preçário flexível, transparente e simples, e com níveis de segurança e proteção elevados.

Com mais de 600 mil utilizadores registados, 75% dos fundos relativos a pagamentos salariais e com uma pontuação de 9.2/10 na «TrustPilot», a Monese é um dos serviços financeiros mais populares e credíveis na Europa, com dois mil novos registos por dia e com três mil milhões de dólares movimentados por ano.

A Monese está autorizada e é regulada especificamente pela Financial Conduct Authority no Reino Unido, e com autorização da entidade supervisora britânica para operar em qualquer país da União Europeia.

Norris Koppel, fundador e chief executive officer (CEO) da Monese, afirmou: «A abertura de um escritório em Lisboa representa mais um passo na nossa expansão internacional, sendo a capital portuguesa uma cidade europeia de topo no que diz respeito à tecnologia e com imenso potencial para atrair, recrutar e trabalhar com os melhores talentos. O novo escritório irá trabalhar de forma integrada para continuarmos a disponibilizar um produto de qualidade, credível, popular e seguro, e oferecendo uma experiência única para os nossos clientes.»

O responsável adiantou ainda: «A Carla Batista irá liderar as nossas operações em Portugal, com a sua vasta experiência adquirida, e será responsável pelo crescimento da nossa equipa. Estamos sempre à procura dos melhores talentos.»

A Monese recebeu o prémio de «Melhor Challenger-Bank» nos «European Fintech Awards» em 2016, recebeu 1,1 milhões de euros da Comissão Europeia para pesquisa e inovação e, mais recentemente, fechou com sucesso uma ronda de financiamento Série B de 60 milhões de dólares.